BAGÉ WEATHER

Comemoração

Hulha Negra chega aos 30 anos com a cultura e economia diversificadas

Joanes Araujo/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gestão foca em avanços na infraestrutura e no abastecimento de água

Entre a Rainha da Fronteira e a capital do carvão está Hulha Negra, que tem encravado em seu chão uma "torre de babel". Embora falando a mesma língua, os sotaques se diversificavam na formação dos assentamentos com os colonos que chegaram para povoar esse pedaço de chão e dinamizar a economia do município. Famílias vieram de várias regiões do Estado para se assentar m Hulha Negra, que ontem comemorou 30 anos de emancipação.

O município é um dos que mais tem assentamentos. Os colonos ajudaram a escrever essa página da história, que atingiu o grau de maturidade, neste dia 24 de março de 2022.

Hulha Negra dos assentamentos, do Pampeano que exporta produção de ponta para outros países, terra do Instituto Cultural Padre Josimo, da Festa do Colono, da Trigolândia com seu sotaque germânico, das pequenas agroindústrias, do pão, do queijo, dos embutidos e do famoso "dentinho", o biscoito Kloppenburg.

Os colonos ajudaram a transformar esse pedaço de chão da Campanha. Décadas depois da chegada das famílias colonizadoras - que desbravaram a terra crua - hoje o cenário é bem diferente. A bacia leiteira é a mola propulsora da economia e do sustento de muitas famílias. A pecuária de corte e o arroz são as bases econômicas. Desponta como nova alternativa, e já em expansão, a cultura da soja e do trigo.

Da cidade ao interior

O município caminha a passos largos para resolver gargalos, como o problema das estradas, por onde passa toda a produção, e pavimentar as ruas da cidade. O timoneiro das mudanças é o prefeito Renato Machado (PP), que está no terceiro mandato e tem ao seu lado o vice-prefeito Igor Ballejo Canto (PDT). Os dois gestores atuam em sincronia.

Canto conversou com a reportagem do Folha do Sul. Ele contou que o ano de 2022 vai ser marcado por obras de calçamento. E que o governo do prefeito Machado está focado em melhorar a infraestrutura do município.

Aliado a pavimentação, está o trabalho para melhorar o abastecimento de água em Hulha Negra. Segundo o vice-prefeito, uma adutora está sendo puxada da UTE Pampa Sul até a Trigolândia. Depois, será feita a rede até a cidade.

O gestor garantiu que solucionar o problema de abastecimento de água e proporcionar melhores condições de trafegabilidade das estradas são prioridades do governo.

Em relação às estradas, Canto informou que a cascalheira foi reestruturada e isso vai resolver muito os problemas.

No rol dos investimentos, o representante do Executivo citou melhorias da rede de esgoto e reforçou que os moradores não irão mais conviver com poeira e barro, numa alusão às obras de infraestrutura.

Maior conquista

O prefeito aponta como maior conquista da atual gestão a garantia de R$ 5 milhões para o asfaltamento do acesso da BR 293 ao Frigorifico Pampeano. "O Renato tem esse projeto há 20 anos", enfatizou. Sobre essa obra, Canto mencionou a atuação do secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, que intermediou essa demanda junto ao governador Eduardo Leite. Além disso, creditou muito do que foi conquistado ao Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), que tem como presidente o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB). "Folador foi um grande parceiro", disse.

Potencialidades

Canto elencou como ponto alto as 10 agroindústrias do munícipio, que vendem produtos para o Exército, escolas de Bagé, Aceguá e Candiota. São 10 famílias atuando na produção de queijos, iorgutes, pães e embutidos, por exemplo. "São grandes conquistas", pontuou.

A soja ganha espaço e está em expansão. De acordo com o vice-prefeito, foram plantados 17 mil hectares da oleaginosa. "Os assentamentos estão investindo na cultura", acentuou. O trigo voltou a ser cultivado no município em uma área de 350 hectares. Além disso, são bases da economia o arroz, a pecuária e a bacia leiteira.

Conforme o gestor, Hulha Negra está diversificando sua matriz produtiva. E acrescentou que os assentamentos e associações contam com 22 patrulhas agrícolas.

A ser explorado 

Canto falou que, o município tem que entrar no mapa do turismo do Estado, ou seja explorar mais esse setor. Ele é o presidente do Conselho do Turismo e prometeu trabalhar bastante para que essa ideia seja concretizada.  

Soberanas da Festa do Churrasco serão escolhidas hoje Anterior

Soberanas da Festa do Churrasco serão escolhidas hoje

Werner Schünemann lança seu primeiro romance em Bagé Próximo

Werner Schünemann lança seu primeiro romance em Bagé

Deixe seu comentário