BAGÉ WEATHER

Imunizante

Gaúchos são capacitados para aplicar vacina da Pfizer

Cristine Rochol /Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Doses serão distribuídas na próxima segunda-feira

A Secretaria Estadual da Saúde realizou, nesta quinta-feira , uma videoconferência com equipes de imunizações de municípios e regionais com a finalidade de treinar equipes para o uso da vacina da Pfizer contra o coronavírus. Na próxima segunda-feira (24), serão distribuídas 108 mil doses desse fabricante para todas as cidades gaúchas.

O treinamento específico para o imunizante da Pfizer é necessário porque essa marca tem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação. O número de doses por município está sendo finalizado e será divulgado até segunda (24).

Os imunizantes serão entregues com orientação para utilização de primeira dose para pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do governo Federal (estimadas em 42.570 pessoas), pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos (58.994 pessoas, sendo que acima dessa idade já tiveram doses disponibilizadas pelo Estado) e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.

Aos municípios, um dos pontos ressaltados na capacitação ministrada por consultores da farmacêutica foram os prazos de armazenamento e utilização. Os frascos serão entregues refrigeradas (entre 2°C e 8°C). Nessa temperatura, podem ficar por até cinco dias (120 horas).

Por essa limitação, a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Da mesma forma, não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses dever ser aplicadas em até seis horas.


Foram acesas pelo fim da guerra, agora pela pandemia Anterior

Foram acesas pelo fim da guerra, agora pela pandemia

Bagé é mencionado pelo Estado em monitoramento da covid-19 Próximo

Bagé é mencionado pelo Estado em monitoramento da covid-19

Deixe seu comentário