BAGÉ WEATHER

Junho

Frio será intenso a partir do dia 10

Arquivo FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ocorrência de forte geada é esperada

A semana começou gelada na Rainha da Fronteira e as próximas semanas terão temperaturas ainda mais baixas, segundo os prognósticos meteorológicos. Na segunda, fez 2,2 graus em Bagé, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - foi o dia mais gelado do ano. E é justamente o Inmet que aponta que o frio deve se tornar mais intenso a partir do dia 10 de junho: a segunda semana do mês pode ter ocorrência de forte geada e até temperaturas negativas. Sim, tudo isso antes da chegada oficial do inverno, no dia 21.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a massa de ar frio sobre a região está associada a um centro de alta pressão de 1.025 hPa que, na segunda, estava sobre o Rio da Prata, o que explica o frio ter sido mais intenso no Sul gaúcho. No outro lado da fronteira, as mínimas no Uruguai desceram a -0,3ºC em Tacuarembó, 0,2ºC em Florida e Colonia, 0,8ºC em Melo e Rivera, e 0,9ºC em Durazno. Montevidéu teve 3,4ºC em Melilla e 3,8ºC no Prado.

Em relação aos próximos dias, as previsões meteorológicas apontam um aumento gradual da temperatura - pelo menos até o dia 10, quando uma frente fria faz os termômetros despencarem novamente. Segundo o Instituto Climatempo, os próximos dias devem registrar temperaturas consideradas bem agradáveis. Vale mencionar que, por enquanto, o quadro é de neutralidade, o que fará com que este início de inverno seja bem típico.

Nesta quarta-feira, a mínima fica em 10 graus na Rainha da Fronteira e a máxima não ultrapassa os 22 graus. Na quinta, primeiro dia do mês de junho, os termômetros oscilam entre 13 e 23 graus. Sobe mais um pouco a máxima na sexta, quando 25 graus devem ser registrados. Está prevista chuva apenas para sábado: pouca quantidade (apenas três milímetros).

Frentes frias

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o mês de junho terá ocorrência de chuvas próxima e ligeiramente abaixo da média, com volumes que podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros. A passagem de frentes frias poderá causar pancadas de chuva em alguns dias do mês. "Em áreas do Rio Grande do Sul, há previsão de recuperação do armazenamento de água no solo, o que será importante para o plantio e o desenvolvimento inicial dos cultivos de inverno", apontou o boletim informativo do Inmet. Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser próximas e ligeiramente abaixo da média - incursões de massas de ar frio podem ocorrer no decorrer do período. Isso pode provocar queda acentuada da temperatura.

Bagé tem a segunda menor incidência de casos de dengue Anterior

Bagé tem a segunda menor incidência de casos de dengue

Coleta de dados é finalizada em Bagé Próximo

Coleta de dados é finalizada em Bagé

Deixe seu comentário