BAGÉ WEATHER

Censo

Coleta de dados é finalizada em Bagé

Tânia Rêgo/Agência Brasil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Alguns bageenses se mostraram resistentes em responder as perguntas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou nesse domingo (28) a etapa de apuração de dados do Censo Demográfico 2022. Entre as ações finalizadas está a coleta de informações. O IBGE estima que, daqui a um mês, em 28 de junho, ocorrerá a divulgação dos resultados preliminares da pesquisa nacional. Em Bagé, a pesquisa foi finalizada sem conseguir atingir todos os domicílios. 

O início da coleta de dados do censo começou em 1º de agosto de 2022. O Brasil costuma realizar o Censo Demográfico a cada dez anos. É a única pesquisa domiciliar que vai a todos os 5.570 municípios do país. O objetivo é oferecer um retrato da população e das condições domiciliares no país. 

Milhares de recenseadores foram espalhados pelo país para fazer a coleta dos dados em tempo hábil. Somente em Bagé foram mais de uma centena deles, visitando diariamente os domicílios bageenses para coletar os dados. 

Conforme Laiane Castro, coordenadora do IBGE na Rainha da Fronteira, não há mais recenseadores nas ruas coletando os dados para o censo. No entanto, ainda há alguns profissionais atuando em outras pesquisas. “Até para que as pessoas não estranhem, é importante explicar que ainda há alguns recenseadores da pesquisa de pós-enumeração em alguns setores”, disse.  

A pesquisa a qual Laiane se refere faz parte do Censo e serve para aferir a qualidade do mesmo, indicando a qualidade das respostas em um comparativo. Vale ressaltar que essa outra parte da pesquisa acontece apenas em alguns setores da cidade. 

Também há outros agentes de pesquisa e mapeamento circulando nas ruas. Estes fazem a coleta de dados para a chamada PNAD Contínua, que é uma pesquisa amostral que existe desde 2011, que avalia aspectos como trabalho, rendimentos e educação. Nela o mesmo domicílio é visitado cinco vezes ao longo do ano para medir a evolução dos dados. “É a pesquisa que mede a taxa de desocupação do país”, exemplificou a coordenadora. 

No entanto, muitas pessoas confundem a PNAD Contínua e o Censo, se recusando a responder as questões da primeira. “Pessoal também é resistente com essa (pesquisa). Dizem que já responderam o Censo, mas são pesquisas diferentes”, ressaltou. 

  

Dificuldades 

Ainda que a coleta de dados do Censo tenha sido encerrada, a pesquisa não conseguiu atingir a todos os domicílios bageenses. Segundo Laiane, os dados sobre esses domicílios devem ser divulgados em algum momento pelo Instituto. 

Mesmo assim, a coordenadora adiantou quais foram as principais dificuldades no trabalho. “A coleta em Bagé foi difícil, mas não foi só aqui, aconteceu em todo o Brasil. Resistência das pessoas em responderem. O recenseador deixava a folha de recado dizendo que esteve no domicílio e pedindo para que a pessoa retornasse, mas isso nunca acontecia. As pessoas com medo de atender o recenseador. As vezes sem tempo, marcavam outra hora e não atendiam a porta”, citou Laiane. 

O plano do IBGE é chegar até o fim de dezembro com cerca de 80% a 90% do censo divulgados. 

 


Frio será intenso a partir do dia 10 Anterior

Frio será intenso a partir do dia 10

Dança Bagé terá um dia a mais Próximo

Dança Bagé terá um dia a mais

Deixe seu comentário