BAGÉ WEATHER

Festa do folclore

Domingo terá cartomante e benzedeira em Santa Thereza

Sávio Machado/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Programação começa às 14h de domingo

No domingo, a partir das 14h, a comunidade de Santa Thereza irá celebrar o folclore. A programação é uma iniciativa da Associação Pró-Santa Thereza em parceria com a Secretaria de Cultura. Trata-se da décima segunda edição da festa, que, nos primeiros anos da pandemia, foi suspensa. Assim, no domingo será a retomada e chama atenção a programação, que contará até com uma benzedeira e uma cartomante.

A presidente de honra da Associação Pró-Santa Thereza, Marilu Teixeira, nessas festas, sempre há a presença de uma benzedeira e uma cartomante. E serão improvisadas duas barraquinhas para elas. Ela justificou que folclore é toda essa manifestação do povo "ligada ao sentir, agir, pensar". É, com definiu, essa cultura espontânea. Por isso a presença dessas duas figuras tão importantes no Rio Grande do Sul e mais especificamente aqui na região.

Marilu lembrou que cada região tem suas características folclóricas. "Não podemos esquecer a nossa", argumentou. "E é uma das mais ricas. Temos que valorizar essa autoestima do povo", acrescentou. Na programação especial, também estão previstas apresentações que remetem ao 22 de agosto, Dia do Folclore. Haverá, por exemplo, apresentações de CTGs, como do Prenda Minha, e do Grupo Folclórico das Anitas.

O público - para a qual é sugerido que leve cadeiras - ainda poderá curtir uma mateada com a erva-mate Charme, e prestigiar uma mostra de artesanato e de produtos das Palmas. Vale destacar, ainda, que Carmen Santos, do Afro Culturando, levará para Santa Thereza as congadas. Marilu mencionou também que haverá os tradicionais pastéis de Santa Thereza, além de batatas fritas, bolos e quentão. Ela lembrou que a previsão aponta muito frio para domingo, então a expectativa é vender bastante quentão.

É importante mencionar que tudo o que é vendido tem seus valores direcionados para pagar alguns trabalhadores contratados para o dia e o restante é para investir no espaço cultural, sobretudo para a manutenção. A associação não visa lucro. Marilu comentou que a comunidade conhece e aprecia o espaço, sabe que deve levar cadeiras, e mais do que isso, sabe como aproveitar iniciativas como essa. Ela ainda prometeu alguns brincadeiras, como "adivinhas", que terão como premiações pedaços deliciosos de bolos.


Saúde explica critérios para definição de suspeitos Anterior

Saúde explica critérios para definição de suspeitos

Morre o lendário gaudério da Kombi azul Próximo

Morre o lendário gaudério da Kombi azul

Deixe seu comentário