BAGÉ WEATHER

Pandemia

Divaldo: 'Governo do Estado não conhece a realidade'

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Anúncio sobre eventos na cidade será feito nesta sexta-feira

O governo do Estado emitiu 17 Avisos na quarta-feira. O Aviso é o primeiro passo do sistema 3As de monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia, atualmente, a pandemia. Bagé está entre as regiões que receberam Avisos. Segundo divulgação do Piratini, estes decorrem da constatação de que houve um aumento de novas hospitalizações, identificadas pelo sistema Sivep Gripe. Vale destacar, porém, que, na quarta-feira, de acordo com dados da prefeitura, a Santa Casa de Caridade tinha apenas três pacientes com covid-19 internados em leitos clínicos. Na UTI não havia nenhum paciente. Ontem, a mesma situação foi confirmada pelo secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi, que enfatizou que já são oito dias sem pacientes na UTI covid-19.

Conforme dados do governo do Estado (na justificativa para emissão dos Avisos), no acumulado da semana, o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 102,7% no número de hospitalizações. Em 24 de julho, o RS apresentava 7,3 novas hospitalizações acumuladas em sete dias para cada 100 mil habitantes e, na terça-feira (3 de agosto), esse número estava em 14,8. Segundo boletins da prefeitura, porém, a Santa Casa não registra internações na UTI há oito dias.

Ainda de acordo com os boletins, no dia 29 de julho apenas um paciente estava internado em leito clínico covid-19 da Santa Casa; no dia 30 eram dois; já no dia 31 passou para quatro. No dia 1º de agosto, quatro pacientes permaneciam internados em leitos clínicos com confirmação de covid-19; e no dia 2 de agosto cinco estavam internados. No dia 3, o montante permaneceu o mesmo e no 4 de agosto caiu para três. Tanto Hospital Universitário como UPA não tem internações desde o dia 25 de julho (quando um paciente estava hospitalizado no HU), ainda conforme os boletins oficiais.

"Não faz sentido"

Necchi garantiu que foi surpreendido pelo Aviso justamente porque há oito dias não há pacientes na UTI. "Nossa situação é bastante tranquila", afirmou. Ele também mencionou que tem esperança que esta (a pandemia) seja uma página virada, muito em decorrência do índice expressivo da vacinação em Bagé. Por outro lado, admite que é necessário observar e que os protocolos ainda devem ser seguidos também porque muitos municípios não estão tão avançados na imunização quanto a Rainha da Fronteira. Sobre o Aviso, garantiu que não achou uma justificativa para isso porque na região o número de internações também caiu.

O prefeito Divaldo Lara manifestou que o governo do Estado não conhece a realidade das regiões, das cidades. "Já não conhecia quando mandava fechar tudo, também não conhecia quando mandou um container freezer, que nós não deixamos entrar no município, e não conhece agora emitindo alerta (aviso) para o município que não têm uma pessoa na UTI", destacou. Divaldo também mencionou que são oito dias sem pacientes na UTI. E acrescentou: "É o município com maior vacinação em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Alcançamos já a imunização de rebanho, emprestamos doses para municípios vizinhos - inclusive o governo do Estado está me processando por isso -, e alcançamos a imunização de rebanho na cidade de Bagé".

Segundo ele, é justamente em decorrência desse trabalho que a UTI está zerada. Além disso, mencionou que os casos que existem são poucos e estão controlados. "Pouquíssimos e controlados e o município não parou de vacinar", reiterou. Divaldo ainda asseverou: "Segue o mesmo programa que nos trouxe essas condições, de cidade acima de 100 mil habitantes com maior imunização, inclusive exemplo para o Brasil, segundo as próprias palavras do presidente da República".

Ocupação máxima de coletivos

O Gabinete de Crise do Estado, que deliberou sobre os Avisos, também definiu a nova capacidade de ocupação nos transportes coletivos e rodoviários. Para os coletivos, a ocupação máxima passou de 60% para 90%. Já para o transporte rodoviário, a lotação passou de 75% para 100%. "A mudança requer o respeito aos protocolos obrigatórios, como uso de máscara e ventilação para a renovação do ar", ressalvou divulgação do Estado.

Distância reduzida

A redução da distância em sala de aula para um metro entre pessoas, desde que respeitados e reforçados os demais protocolos sanitários, segundo o Piratini, foi aprovada. Mas tal mudança implicará em alterações de portarias e decretos, o que deve acontecer nos próximos dias. "O novo distanciamento entre alunos só será possível depois da publicação dessas alterações", ressalvou o governo do Estado.

Eventos sem definição

De acordo com o Estado, sobre as solicitações de alteração nos protocolos de eventos, o Gabinete de Crise seguirá monitorando os indicadores de internações. "Para que as mudanças aconteçam em momento oportuno e com segurança para trabalhadores e população em geral", enfatizou o Piratini, ainda por meio de divulgação.

Bagé terá anúncio hoje

Em sua página no Facebook, antes do anúncio dos Avisos regionais, o prefeito Divaldo confirmou que fará um anúncio nesta sexta-feira. "A partir das 19h30min, conversaremos sobre a realização de eventos em Bagé", afirmou na publicação. O anúncio será transmitido direto de uma casa noturna da cidade e contará com convidados.

Jovens da Colônia Nova realizam 'Tratoraço' Anterior

Jovens da Colônia Nova realizam 'Tratoraço'

Bagé prioriza ações no setor cultural Próximo

Bagé prioriza ações no setor cultural

Deixe seu comentário