BAGÉ WEATHER

Covid-19

Demanda por internações tem diminuído em Bagé

Thaís Nunes imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Quatro pacientes de Bagé estavam na UTI da Santa Casa

Já há alguns dias, os boletins covid-19 têm apresentado números que enchem os mais atentos de esperança. Acontece que houve uma redução no número de pacientes internados na UTI da Santa Casa de Caridade. O chefe da unidade, o médico Ricardo Necchi, confirmou isso à reportagem. Ele definiu como uma redução substancial nas internações, porém alertou que ainda estão sendo internados pacientes jovens e que aqueles que ainda não foram vacinados tem sim evoluído mal.

Por outro lado, o médico sustentou que ainda não houve uma redução substancial no número de casos de coronavírus. Nessa terça-feira, sete pacientes estavam internados na UTI. No entanto, apenas quatro são casos confirmados de Bagé. Também há um paciente internado de Lavras do Sul, outro de Hulha Negra e mais um de Caçapava do Sul. Necchi lembrou que a UTI chegou a ter 16 pacientes internados com covid-19. "Há muito tempo não tínhamos leitos vagos para covid-19", pontuou.

Ele ainda revelou que menos da metade dos leitos clínicos disponíveis estão ocupados. Na Santa Casa, 12 casos confirmados estão hospitalizados. São nove pacientes de Bagé, um de Hulha Negra, um de Candiota e um de Lavras do Sul. Há também aqueles que estão internados no Hospital Universitário: são 14 no total, todos da Rainha da Fronteira.

Vale mencionar também as internações na região: em Dom Pedrito são oito pacientes internados na UTI (seis são da Capital da Paz, um de Pinheiro Machado e um de Pedro Osório). Em leitos clínicos, há 11 - um é caso suspeito de Dom Pedrito e 10 são confirmados (nove do município e mais um de Restinga Seca). Lavras do Sul não tem pacientes internados por covid-19 e na Colônia Nova, em Aceguá, há um paciente hospitalizado.

Sobre os perfis dos internados, o médico admitiu que são jovens. "Um sinal claro que a vacinação está funcionando", argumentou. Bagé está vacinando, desde sábado, pessoas sem comorbidades com 39 anos ou mais. Ele acrescentou que o avanço na vacinação tem diminuído a demanda hospitalar (e isso em todo o Estado) e a gravidade da doença. Atualmente, são aqueles que não se vacinaram que evoluem para casos mais graves.

O profissional ainda fez uma apelo, ao sustentar que todos, estejam vacinados ou não, mantenham os cuidados (uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, por exemplo). Isso até que uma maior quantidade da população esteja vacinada. Pela primeira vez, a reportagem ouviu do profissional que está sim esperançoso, ainda que admita que o cansaço é grande.

É importante lembrar que, ontem, Bagé confirmou mais uma morte por covid-19. Já são 273 em decorrência de complicações da doença. Na noite de segunda-feira, foram contabilizados mais 42 resultados positivos para coronavírus. Bagé ultrapassa os 10,7 mil casos da doença. A notícia boa é que já são mais de 10,2 mil recuperados.

Primeira quinzena de julho não deve ser de frio intenso Anterior

Primeira quinzena de julho não deve ser de frio intenso

Havan recebe currículos para loja de Bagé Próximo

Havan recebe currículos para loja de Bagé

Deixe seu comentário