BAGÉ WEATHER

Comércio

Décimo do Estado deve alavancar vendas de Natal

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Expectativa é que valor impacte fortemente o setor

O governo do Estado confirmou que pagou, nessa segunda-feira, a metade do 13º salário de 2021 dos servidores do Executivo, cuja parcela é de cerca de R$ 700 milhões. O restante do valor será depositado em 20 de dezembro, quitando a folha natalina. O pagamento em dia do 13º não ocorria no Estado desde 2015.

E a novidade impacta diretamente um dos setores mais castigados durante a pandemia de coronavírus, o comércio. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé, Ricardo Souza, destacou que os valores - das duas parcelas - são extremamente significativos. "Não só para o comércio da nossa cidade, mas para o comércio em geral. Nossa Bagé é cidade polo da região e a gente sabe que as cidades da volta têm muitos funcionários públicos estaduais. Somente Bagé conta com cerca de 2,5 mil funcionários públicos estaduais", pontuou.

O presidente da Aciba enfatizou que é um valor determinante que será injetado na economia. E que isso ajudará a alavancar as vendas de Natal. "A gente acredita que muitas pessoas, logicamente, vão saldar compromissos, mas boa parte desses valores já estará sendo direcionada paras compras de Natal", ressaltou. Souza pontuou que esse montante - a metade do décimo - possibilitará que muitas pessoas consigam antecipar as compras de Natal. "E isso cria no comércio uma condição melhor de atender a nossa população", acrescentou.

A fala se refere, inclusive, ao momento atual da pandemia. "Normalmente, a gente centraliza as nossas vendas naqueles 10, cinco dias antes do dia 25. Então, como esse valor saiu agora, logicamente que fica melhor para as empresas controlarem o fluxo de consumidores e cumprirem os protocolos de segurança que estão sendo exigidos pela Saúde", sustentou. "A Aciba vê vários pontos positivos: entrada de valores novos, cumprimento do calendário e facilidade das empresas em cumprir os protocolos sanitários estabelecidos em lei", acrescentou.

Por fim, o presidente da Aciba mencionou que o cumprimento da legislação, por parte do Estado do Rio Grande do Sul, ao antecipar e concluir o pagamento do décimo, "traz ao comércio um alento nesta época de grande dificuldade financeira das nossas empresas". E reiterou: "A Aciba interpreta como extremamente importante essa antecipação e, logicamente, o comércio sentirá o impacto muito forte destes valores que estarão rodando na nossa cidade a partir desse 29 de novembro".

Economia

De acordo com dados do Tesouro do Estado, isso representará uma economia, já que, desde 2015, ano do primeiro parcelamento do décimo, o governo já gastou quase R$ 700 milhões em indenizações aos servidores pelo atraso no pagamento em valores nominais. Vale destacar que novembro do ano passado, após quase cinco anos de atrasos, o governo colocou em dia os salários dos servidores.


Chega ao fim prazo para utilização da CNH vencida Anterior

Chega ao fim prazo para utilização da CNH vencida

Grupo se mobiliza para derrubar lei por meio de veto popular Próximo

Grupo se mobiliza para derrubar lei por meio de veto popular

Deixe seu comentário