BAGÉ WEATHER

Dança

Bagé terá representantes no Festival de Dança de Joinville

Divulgação/Prêmio Desterro imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Companhia Bageense de Arte e Dança sobe ao palco no dia 26 de julho

Celeiro de várias artes, a Rainha da Fronteira estará representada em um dos mais tradicionais festivais de dança do país. No próximo mês, uma comitiva bageense embarca para Joinville. Confiantes, os bailarinos levarão ao palco catarinense uma coreografia já premiada em outras disputas.

A Companhia Bageense de Arte e Dança levará o nome da Rainha da Fronteira aos palcos. Neste ano, a escola será a única bageense a participar da competição oficial do evento. Em sua 39ª. Edição, o Festival de Dança de Joinville recebeu mais de 4100 vídeos para as audições, sendo que apenas 141 coreografias foram aprovadas para a competição.

A escola bageense levará ao palco a coreografia Odoyá mãe das águas, fazendo fazendo uma linda homenagem a Iemanjá. Este trabalho, inclusive já garantiu dois prêmios para a companhia: no prêmio Desterro, em Florianópolis, e no Dança Bagé, com o primeiro lugar na classificação geral do evento na categoria danças populares. Vale destacar que a Companhia levou ao Dança Bagé quatro coreografias e arrebatou 11 premiações.

"Estamos muito ansiosos para pisar naquele festival que é considerado o maior do mundo pelo Guiness Book. Mas com a certeza de que vamos levar uma coreografia potente, bem elaborada, bem ensaiada, para que Bagé e o interior do Rio Grande do Sul façam bonito para todo o país", enfatizou Dii Santos, diretor artístico e coreógrafo da Companhia.

A Companhia já possui um histórico de participações em festivais. No ano passado, no Prêmio Nacional Desterro de Dança, a escola levou uma coreografia afro para o palco. A primeira participação foi em 2018, também com um trabalho em dança afro, mas não obtiveram a classificação. O grupo retornou em 2019 com outro trabalho selecionado. Dessa vez a classificação veio, ficando com a companhia a primeira colocação na categoria de danças populares avançadas do evento. O feito garantiu a vaga do grupo para a edição seguinte, em 2020. Contudo, com a pandemia de coronavírus, ela não aconteceu, sendo realizado somente no início de 2022.

O Festival de Dança de Joinville acontece de 19 a 30 de julho. A Companhia Bageense sobe ao palco no dia 26, na categoria danças populares brasileiras.


Falta de luz causa transtornos e prejuízos Anterior

Falta de luz causa transtornos e prejuízos

Exposição do Alto Camaquã começa em Porto Alegre Próximo

Exposição do Alto Camaquã começa em Porto Alegre

Deixe seu comentário