BAGÉ WEATHER

Pandemia

Bagé começa aplicação antecipada da AstraZeneca

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gomes, Kalil e o secretário-adjunto de Saúde, Ricardo Necchi, anunciaram novidade

A Rainha da Fronteira recebeu 4 775 doses das vacinas AstraZeneca e CoronaVac. E, hoje, das 9h às 17h, no ginásio da Escola São Pedro, as equipes da Saúde irão aplicar segundas doses. Aqueles que receberam a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais podem procurar o ponto para completarem a imunização. No caso da AstraZeneca, a aplicação das segundas doses foram antecipadas e quem recebeu a primeira há 10 semanas já pode completar o esquema vacinal. É o que explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes.

Ele ainda revelou, que, nesta sexta-feira, devem chegar mais doses e estas são para aplicação de primeiras doses. O município, assim, dará continuidade à imunização de pessoas com 28 anos ou mais, sem comorbidades. A ideia é que a retomada da vacinação de pessoas dessa faixa ocorra já a partir de sábado, disse Gomes. O vice-prefeito Mário Mena Kalil comentou que é possível que uma nova faixa etária seja liberada.

O coordenador da Vigilância, sobre a aplicação de segundas doses da AstraZeneca, explicou que basta a população verificar sua carteira de vacinação. Da data indicada no documento, devem ser diminuídas duas semanas, pois o Estado diminuiu o intervalo entre doses de 12 para 10 semanas. Mena Kalil informou que são pessoas que receberam as primeiras doses entre os dias 15 de abril e 5 de maio. O objetivo da antecipação é completar a imunização do maior número de pessoas diante da chegada da variante Delta ao Estado.

Sobre isso, Gomes destacou que as pessoas precisam procurar pelas segundas doses, agora mais do que nunca, já que há casos suspeitos da variante em Santana do Livramento. Ele ainda mencionou a diminuição na demanda hospitalar, o que mostra que a vacinação é eficiente. O coordenador também pediu que a população tome o máximo de cuidado possível nos próximos dias, sobretudo aqueles que ainda não tiveram acesso à primeira dose da vacina, ou seja, o público mais jovem. O profissional argumentou que Santana do Livramento é muito próximo de Bagé.

O apelo é para que todos os bageenses sigam cumprindo os protocolos. Gomes garantiu que a fiscalização continuará, sobretudo no final de semana, mesmo com a retirada dos Alertas pelo Estado. Mena Kalil, por outro lado, comemorou que 74% da população alvo da campanha de vacinação contra a covid-19 já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina; e apresentou números que são reflexos do avanço da imunização: ontem pela manhã, apenas três pacientes de Bagé estavam internados na UTI covid-19 da Santa Casa, além de seis em leitos clínicos. No Hospital Universitário, não havia nenhum caso confirmado de coronavírus internado.

Por fim, o vice-prefeito disse que aqueles que têm interesse de receber a segunda dose da vacina nos postos de Saúde podem agendar a imunização, que ocorrerá a partir de segunda-feira.

Mutirão para vacinação totalizará 21 horas Anterior

Mutirão para vacinação totalizará 21 horas

Fenícia Hotel fecha as portas Próximo

Fenícia Hotel fecha as portas

Deixe seu comentário