BAGÉ WEATHER

Celebração

Bagé assinala Dia Mundial dos avós e idosos

Divulgação/Vaticano imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Data mundial foi instituída pelo papa Francisco

No dia 25 de julho, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo papa Francisco. Para marcar as comemorações, em todo o país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está promovendo uma semana de celebrações para marcar a data. São eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas. A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa.

Em Bagé, nesse dia a missas nas paróquias terão como foco as pessoas idosas. Conforme a coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Dalila do Amaral Ferrer, o pedido do papa é para que os padres façam uma celebração especial nesse dia - relembrando a importância dos idosos e o cuidado e atenção com eles. Segundo ela, o idoso não é uma pessoa diferente, alguns apenas estão com limitações impostas pela idade.

De acordo com Dalila, das 16 paróquias da Diocese apenas três têm a Pastoral da Pessoa Idosa - em Bagé a São Judas Tadeu e São Pedro e em Santana do Livramento a Santa Teresinha.

A coordenadora conta que iria começar uma capacitação para as lideranças com foco na expansão da pastoral na Diocese, mas logo começou a pandemia.

De acordo com Dalila, são cerca de seis a oito voluntários que atuam na pastoral da Paróquia São Judas Tadeu e atendem em torno de 60 famílias. Esse trabalho consiste no acompanhamento dos idosos mais vulneráveis e visita mensal de dois voluntários.

Agora com a pandemia, esse acompanhamento se dá por telefone ou por WhatsApp para quem tem.

O que é a pastoral

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

 

Entidades ligadas ao comércio avaliam novo piso regional Anterior

Entidades ligadas ao comércio avaliam novo piso regional

Ministro recebe demandas do município para Educação Próximo

Ministro recebe demandas do município para Educação

Deixe seu comentário