BAGÉ WEATHER

Coronavírus e Influenza

Aumenta procura pela UPA e número de casos deve subir

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O secretário de Saúde, Michelon Apoitia, admitiu que houve um aumento na demanda pela Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA 24 horas, de pessoas com suspeita de covid-19. Porém, ele enfatizou que a maioria apresenta sintomas leves, o que, ressalvou, está diretamente ligado a vacinação contra a doença. O titular da pasta, contudo, disse que ainda não é possível afirmar que é a ômicron - a mais nova variante -, que está circulando na cidade. Isso ainda deverá ser confirmado pelo Lacen. 

Sobre o aumento de casos, Apoitia garantiu que a Saúde tem tomado todas as providências cabíveis. E enfatizou que haverá sim um aumento significativo de confirmações em decorrência das festas e das viagens. Ele lembrou que a nova cepa do vírus é bastante contaminante, o que vem sendo amplamente divulgado. Porém, ressalvou que ela menos letal. 

O secretário garantiu que a situação está sob controle, sobretudo quando comparada a outros momentos da pandemia, mas que haverá sim "um aumento significativo de casos". Ele pediu que a população mantenha os cuidados. Lembrou que as equipes da Saúde sempre estiveram mobilizadas e que, com a testagem, será possível dimensionar a taxa de contaminação. 

Sobre a nova Influenza, reiterou, tal qual o secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi, que ainda não é possível afirmar que já está circulando, porque ainda não está sendo feita tal testagem. Questionado sobre a vacina da gripe, disse que ainda é possível encontrá-la em alguns postos, mas que a campanha, a mobilização, encerrou no final do mês de dezembro e recomeçará em março. 

Prefeitos não descartam decretos de emergência ou calamidade Anterior

Prefeitos não descartam decretos de emergência ou calamidade

Estratégia para vacinação de crianças está em definição Próximo

Estratégia para vacinação de crianças está em definição

Deixe seu comentário