BAGÉ WEATHER

Memória

Atividades celebram legado deixado por Francine Leite

Reprodução/Facebook imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Brechó e exibição de curta marcam aniversário da jornalista

Neste sábado, dia 9 de julho, acontecem duas atividades em Bagé. Ambas tem o mesmo objetivo: manter a memória do legado deixado por Francine Leite, jornalista  do  Folha do Sul, atriz, professora, esposa, mãe e tantos outros papéis que desempenhou.

Francine partiu no dia 4 de fevereiro deste ano, após lutar incansavelmente contra um câncer. Aos 34 anos, ela deixou diversos projetos em andamento. Um deles contava com a parceria do marido, Maurício Oliveira. Ambos tinham o objetivo de criar uma empresa familiar para que pudessem trabalhar por conta própria. O nome já estava escolhido - FAM - a união das iniciais dos nomes do casal e da filha, Alice.

Com a partida de Fran, como era conhecida, os planos mudaram. O que era para ser uma empresa se transformou em um projeto para manter viva a memória da jornalista através da solidariedade. "Eu queria fazer alguma coisa para perpetuar o nome dela, para não cair no esquecimento. Como ela sempre foi uma pessoa muito boa, muito bem quista, tive a ideia do brechó para arrecadar dinheiro para algum projeto", contou Oliveira.

Assim nasceu o Projeto FAM, que consiste em um brechó beneficente. "Eu não queria que fosse algo 'o Maurício Oliveira doou'. Aí eu acabei criando o projeto com o nome que a gente tinha pensado antes para outra causa", explicou. O brechó será realizado neste sábado, das 12h às 20h, no salão de festas do condomínio Paso de Los Toros, localizado na avenida Marcílio Dias, 2233. Lá estarão disponíveis peças que eram da Fran e de tantas outras pessoas que colaboraram com o projeto. Ao todo, serão mais de 200 peças.

Todo o valor arrecadado será revertido para outro projeto, o Segura. A iniciativa consiste em doar kits com almofada para pessoas em tratamento contra o câncer de mama, promovendo maior conforto durante a recuperação.

Futuramente, conforme Oliveira, a ideia é dar continuidade ao projeto através de outras ações, sempre no dia 9 de julho, aniversário da Fran. "A ideia é seguir com o projeto ajudando outras causas ou até criando uma iniciativa própria, não necessariamente relacionada ao câncer, sempre no dia do aniversário da Fran", contou.

Além de ajudar ao próximo, a ação também busca manter viva a memória de alguém tão especial, principalmente para a filha, que teve pouco tempo de convivência com a mãe. "Vamos reunir quem gosta da Fran. A Alice vai conhecer a Fran por outras pessoas. As pessoas vão contar sobre a Fran para ela", disse Oliveira.

Desde o último domingo, as peças do brechó já estão disponíveis para compra através da página no Instagram @projeto_fam. No momento, segundo Oliveira, não é mais possível fazer doações para o brechó. Entretanto, após este sábado, ele deve continuar ativo nas redes sociais.

Dolores

Também no sábado será exibido o curta-metragem Dolores, protagonizado por Francine. A exibição faz parte da programação da Semana de Bagé. O evento acontece na Casa de Cultura Pedro Wayne, a partir das 18h, e tem a realização da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).


Economista explica elevação de preços e crise mundial Anterior

Economista explica elevação de preços e crise mundial

CCR Aeroportos fecha parceria com uma das maiores provedoras de infraestrutura de comunicações do mundo Próximo

CCR Aeroportos fecha parceria com uma das maiores provedoras de infraestrutura de comunicações do mundo

Deixe seu comentário