BAGÉ WEATHER

TEA

Associação Janelinha Para o Mundo passa a ser de utilidade pública

Reprodução/Facebook imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Entidade existe desde 2019

Há poucos dias, a Associação Janelinha Para o Mundo ganhou o título de utilidade pública. O projeto, de autoria dos vereadores Lelinho Lopes e Beatriz Souza, foi sancionado pelo presidente do Legislativo, Augusto Lara. A partir de agora, a associação está apta a captar recursos para desenvolver uma série de projetos.

A associação foi fundada em 29 de maio de 2019 por pais de crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na época foram realizados encontros com profissionais para falar sobre a questão e auxiliar pais e familiares. Desde então, a Janelinha Para o Mundo tem realizado diversas atividades, que vão desde eventos e palestras até entrega de donativos. "Só que no ano passado não pudemos fazer praticamente nada por causa da pandemia", lamentou Ana Elisa Pacheco, presidente da entidade. Ainda assim, no ano passado, a associação promoveu a entrega de cestas básicas e presentes para as crianças e familiares que fazem parte do grupo.

Atualmente, a entidade não tem um número exato de associados. Isso porque a pandemia de coronavírus impediu que a diretoria fizesse o cadastro das famílias assistidas. "Nós temos um grupo no WhatsApp, onde participam mães, pais e avós, por isso fica difícil dizer exatamente quantos são assistidos", explicou a presidente.

Há pouco tempo, a associação também ganhou um reforço nos atendimentos. Agora, a entidade conta com uma educadora especial, uma professora de musicalização e uma fonoaudióloga. Tudo isso para garantir que as crianças avancem em suas conquistas, buscando autonomia para o dia a dia. "E tudo isso em menos de dois anos, ainda com a pandemia. Quer dizer, conseguimos bastante coisas nesse período", avaliou Ana Elisa.

Com a conquista do título de utilidade pública, a entidade pode partir em busca de verbas e recursos para a melhoria dos serviços. Um deles, por exemplo, é a criação de uma sede própria para a realização dos atendimentos. Hoje, cada profissional atende as crianças assistidas em seus consultórios, de forma voluntária e sem nenhum custo para os atendidos.

Conhecendo o TEA

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de abril. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos sobre o assunto.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todos os lugares: ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é autismo e como lidar com ele. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o autismo.

O autismo não é uma doença, mas, sim, um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

As características do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de característica evidente.


Quem quiser procurar a associação Janelinha para o Mundo pode entrar em contato com a presidente da entidade, Ana Elisa Pacheco, através do número (53) 99941 1054.


Auxílio do Estado é pouco diante da demanda de empresas Anterior

Auxílio do Estado é pouco diante da demanda de empresas

Imba se torna centenário Próximo

Imba se torna centenário

Deixe seu comentário