BAGÉ WEATHER

Covid-19

Alerta é para que população garanta doses de reforço

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Quarta dose está disponível para quem tem 40 anos ou mais

Muitos municípios do Estado têm como desafio aplicar as doses de reforço contra a covid-19. A demanda pela terceira e pela quarta dose é baixa em todo o país e isso, diante do crescimento de casos da doença, preocupa. Em Bagé, porém, de acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, a população tem sim buscado pela imunização e isso mesmo em dias de chuva. "O tempo tem nos prejudicado um pouco, mas há procura, inclusive de pessoas acamadas", revelou.

No caso das pessoas acamadas, é possível fazer um agendamento para que a vacinação ocorra em casa. Basta contatar a Secretaria de Saúde para isso. Sobre a distribuição das doses de reforço, Gomes esclareceu que não está como o esperado. "Queremos que mais pessoas procurem", disse, ao comentar que uma média de 400 vacinas são aplicadas por dia. Em dias de chuva, de tempo instável, esse número baixa e fica entre 250 e 300 doses distribuídas. Gomes ponderou que são montantes bastante positivos e que, comparado a outros municípios, a demanda é sim expressiva.

Atualmente, a segunda dose de reforço é aplicada em pessoas com 40 anos ou mais. Gomes esclareceu que há bastante doses disponíveis. Porém, para haver a redução da faixa etária é necessária a autorização do Ministério da Saúde. Ele fez um apelo para que a população não descuide e busque as doses a fim de garantir que o esquema vacinal permaneça em dia. O apelo também é para pais e responsáveis por crianças e adolescentes. Nesses casos, o alerta é para a aplicação da segunda e da terceira dose contra a covid-19. Vale mencionar que, até ontem, duas crianças estavam hospitalizadas com covid-19 na Santa Casa de Caridade, uma delas na UTI.

Gomes ressalvou que mesmo com a quarta dose é possível se contaminar. Porém, com a imunização em dia, as chances da doença evoluir bem são maiores. Tanto é que a maioria dos contaminados, atualmente, apresenta apenas sintomas leves. Até o fechamento da edição, 1 233 pessoas estavam em isolamento domiciliar e 10 hospitalizadas, duas delas em UTIs, inclusive uma criança. Sobre a testagem, o coordenador da Vigilância em Saúde disse que a demanda segue expressiva. Ontem, de 367 testes feitos, 106 foram positivos para a doença, conforme boletim divulgado pela Prefeitura.

Em recente reportagem, o secretário de Saúde, Michelon Apoitia, mencionou que a vacinação tem dado resultado e que Bagé tem poucos casos graves da doença. Também que a grande maioria dos casos positivos apresentam sintomas leves. Apoitia ainda mencionou que a média de doses distribuídas diariamente fica em 400 e ainda apresentou um dado bastante positivo: segundo ele, 91,8% do público-alvo já buscou a imunização contra a influenza. No Estado, a taxa é de 65% e outros municípios do tamanho de Bagé tem uma média de cobertura vacinal entre 45% e 50%.

Jovens são os que mais leem no Estado Anterior

Jovens são os que mais leem no Estado

Próximo

Jovem realiza mocotó para pagar cirurgias nos olhos

Deixe seu comentário