BAGÉ WEATHER

Voos

Aeronave recebe o batismo na pista do aeroporto

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Deputado, secretário e representantes da Azul vieram no voo inaugural

Às 12h17min dessa segunda-feira, dia cinzento na Rainha da Fronteira, o Cessna Grand Caravan com nove assentos tocou na pista do Aeroporto Internacional Comandante Kraemer. Quando fazia o taxiamento, o caminhão do Corpo de Bombeiros lançou jatos de água para o alto - naquele momento o Cessna foi oficialmente batizado. Essa é uma tradição mundial na aviação para celebrar um fato marcante, como foi o caso da retomada dos voos comerciais em Bagé.

Com vento gelado, desde cedo lideranças políticas da região e empresários aguardavam no terminal pelo ato que marcou o retorno dos voos comerciais depois de um ano e cinco meses interrompidos em razão da pandemia.

A aeronave da Companhia Aérea Azul saiu de Porto Alegre com destino a Bagé às 9h. O voo deveria ter pousado na Rainha da Fronteira por volta das 10h30min, mas devido à cerração teve que desviar para Pelotas. Nesse voo inaugural vieram o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), que é o líder do governo de Eduardo Leite no parlamento gaúcho.

Um ato breve foi realizado no saguão do Aeroporto Internacional Comandante Kraemer. Ronaldo Veras agradeceu o apoio do prefeito, que, segundo ele, foi fundamental na retomada dos voos e lembrou que o Rio Grande do Sul se tornou o Estado com o maior número de municípios atendidos pela Linhas Aéreas Azul. "Viemos para ficar", garantiu.

O prefeito Divaldo Lara falou que Bagé se destaca junto com os municípios da região que ele disse estar ermanados. Estavam presentes os prefeitos de Aceguá, Marcus Vinícius Godoy de Aguiar - Peti (PSDB), e de Pedras Altas Luiz Alberto Soares Perdomo - Bebeto (PP). "Somos a região do Estado mais promissora", pontuou Divaldo. Ao afirmar que voar não é capricho e sim ferramenta de crescimento e desenvolvimento. "Significa abrir horizonte do município", falou. Além disso, comentou que com a Radioterapia pronta pacientes virão a Bagé para tratamento e poderão se deslocar de avião.

Na rota Montevidéu

Na ocasião, o prefeito anunciou que vai pleitear o atendimento por aeronaves maiores a uma linha área de Bagé para Montevidéu. Segundo ele, é hora de pensar em expandir os voos e lembrou que o Aeroporto Comandante Kraemer é internacional e que é licenciado para receber a ATR-72, um avião com capacidade para cerca de 70 passageiros.

Quinze destinos

Antes do Cessna Grand Caravan decolar para Bagé, houve um ato no saguão do Aeroporto Salgado Filho com a presença do governador Eduardo Leite, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, secretário, deputado e representantes da Azul e da concessionária Fraport.

Canela contará com um voo diário para Porto Alegre, enquanto Bagé, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja receberão três operações semanais. Neste início das ligações com a capital gaúcha, Vacaria e Alegrete - que substituirá as operações inicialmente anunciadas para Santana do Livramento - terão a opção do modal aéreo três vezes por semana.

De acordo com informações do governo do Estado, a inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 54 decolagens diárias a partir do Rio Grande do Sul, sendo 12 delas realizadas pela Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul. "Ser o Estado do Brasil mais conectado por voos entre as suas cidades é fruto de um trabalho intenso de governo para encontrar a melhor forma de incentivo à aviação sem impactar nas contas públicas, de muito diálogo e convergência com os deputados e, acima de tudo, de uma relação construída com base em confiança e parceria com a iniciativa privada, especialmente com a Azul. Quando todos puxam na mesma direção, ganhamos velocidade para chegarmos a momentos como esse de hoje. Estamos acelerando o crescimento do Rio Grande do Sul no pós-pandemia e levando desenvolvimento a todas as regiões do nosso Estado", discursou o governador.

Frederico Antunes falou da importância que as conexões regionais têm para o interior gaúcho. "É a concretização de um sonho, resultado de um trabalho conjunto da Frente Parlamentar da Aviação. Com esse anúncio, o Rio Grande do Sul passará a contar com 15 destinos servidos pela Azul Linhas Aéreas. Nunca na história da aviação em nosso Estado tivemos tantos destinos atendidos de uma vez só", disse o parlamentar.

 

Velórios para vítimas de covid-19 estão proibidos Anterior

Velórios para vítimas de covid-19 estão proibidos

A história dos homens que  viraram moradores de rua Próximo

A história dos homens que viraram moradores de rua

Deixe seu comentário