BAGÉ WEATHER

Inspiração

Decoração afetiva para transformar uma casa em lar

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Mais do que uma tendência, a decoração afetiva é uma inspiração. O objetivo é, em cada ambiente da casa, reafirmar e resgatar memórias e destacar o jeito de viver dos moradores. É o oposto de uma decoração minimalista (ainda que até mesmo nela seja possível optar por peças cheias de significado): coleção de objetos, detalhes que remetam a lembranças da infância, de viagens ou de pessoas são os itens geralmente escolhidos para compor. Em linhas gerais, uma decoração afetiva não só é composta por muitos objetos significativos, mas também por cores, plantas e até mesmo aromas. É, em síntese, uma experiência sensorial diária. 

 

Acolhimento e segurança 

Na pandemia, muitas pessoas se voltaram para as suas casas e optaram por tornar os ambientes mais aconchegantes, com o objetivo de se sentirem mais acolhidos e seguros. 

 

Dicas 

A primeira dica é pensar quais sensações diárias o morador quer ter em cada ambiente, quais memórias quer resgatar. E, a partir daí, definir uma paleta de cores e quais objetos vão compor essa decoração. Vale também ir atrás de objetos que já não fazem parte do próprio acervo. Um exemplo: quando criança, havia, na casa dos pais, um filtro de barro clássico, que já não está mais na família: daí vale ir atrás do mesmo modelo e tornar ele um símbolo (o objeto pode ser utilizado para o seu fim ou então para decorar apenas - isso varia). 

 

Na cozinha 

Sabe o conceito "cozinha de vó"? É muito a cara de uma decoração afetiva. Mas a decoração não necessariamente precisa ser igual a da cozinha da própria avó, ou da mãe ou, ainda, de uma tia, ela pode ter apenas elementos que remetam a sensação de estar na casa de alguém muito querido, ou em um tempo muito querido. Vale, aqui, optar por louças bem especiais, e por detalhes únicos (peças artesanais são uma boa pedida, como aquelas feitas com técnicas como crochê e tricô). 

 

Valorizando memórias 

Fotografias, na decoração afetiva, tem um espaço todo especial, seja em porta-retratos, expostas, ou guardadas em caixas e até mesmo em álbuns que vão compor a decoração. Se a opção for por porta-retratos, vale optar por imagens de viagens, por exemplo, e utilizar objetos que remetem a esses momentos na decoração desse cantinho. Mas não só de viagens: casamentos, aniversários, confraternizações, infância - sempre dá pra mesclar imagens e objetos.  

Objetos que remetem a memórias incríveis também são destaques na decoração afetiva. Olha que ideia incrível: muitas pessoas colecionam canecas dos lugares que visitaram. Na cozinha dessa foto, essas canecas estão expostas e podem ser utilizadas diariamente, o que as torna ainda mais especiais e os momentos da memória viram, na verdade, parte do presente. 

 

No quarto 

Uma decoração afetiva é composta por memórias. No quarto, vale optar por mantas artesanais feitas por algum familiar. Pode ser uma peça vintage, ou seja, utilizada em outro tempo, ou então uma novinha, mas feita pelas mãos do ente querido. Uma peça retrô, que remete ao item que está na memória, também é uma boa forma de decorar esse ambiente que deve ser o mais aconchegante da casa  

Animaverse Medieval acontece no sábado Anterior

Animaverse Medieval acontece no sábado

Itens tendência dão mais personalidade aos ambientes Próximo

Itens tendência dão mais personalidade aos ambientes

Deixe seu comentário