BAGÉ WEATHER

Sangue

Saúde prevê grande mobilização em março

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Hemocentro do Rio Grande do Sul lançou o "Bloco dos que salvam vidas" com o objetivo de mobilizar a população e manter o ritmo de doações e os estoques de sangue abastecidos. As autoridades apontam que, com o feriado de carnaval, pode haver um aumento de demanda nos serviços de urgências e emergências. No sábado passado, Bagé teve sua coleta de sangue do mês: um total de 70 bolsas de sangue foram doadas. O secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, considerou o número expressivo.

Questionado se está prevista uma nova coleta de sangue neste mês, Hoesel lembrou que o acerto é que a mobilização (parceria entre Hemocentro de Pelotas, Santa Casa de Bagé e Prefeitura) ocorra uma vez por mês. Ele, inclusive, mencionou que, recentemente, esteve na Santa Casa para reforçar a intenção de continuar com tal atendimento. "Tinha, a um tempo atrás, uma pouca procura e o próprio hemocentro estava com receio de vir, mas houve uma mobilização importante com a Santa Casa, com as igrejas e, nesse último sábado, foram recebidas 70 bolsas de sangue", detalhou.

O secretário também confirmou que está previsto para o próximo mês uma grande mobilização. "Para a próxima vinda do Hemocentro. Mobilizar igrejas, quartéis, comunidade em geral. Fazer uma grande divulgação para que a gente possa seguir alcançando o objetivo: 70, 80 e até mais bolsas", argumentou. "Foi um sucesso sábado. Muitas vidas, com certeza, serão salvas através da solidariedade do povo de Bagé", acrescentou. Vale mencionar que, em média, no período do verão, de acordo com dados do Ministério da Saúde, ocorre uma queda de até 20% no número de doações.

O Hemocentro estadual alertou que há necessidade de captação de todos os tipos sanguíneos. Além do feriado de carnaval (de 18 a 21 de fevereiro), a reposição de estoques de sangue em toda a rede pública de hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede) é sempre necessária. Integram a Hemorrede do Estado instituições nos municípios de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Rosa, Cruz Alta, Caxias do Sul, Alegrete, Santa Maria, Pelotas e Tramandaí, além de pontos de coleta em Bagé, Frederico Westphalen e Sapucaia do Sul.


O que é preciso para doar

Estar em boas condições de saúde;

Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

Pesar no mínimo 50 quilos (com desconto de vestimentas);

Ter no máximo 60 anos no caso de primeira doação;

Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;

Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;

Apresentar documento oficial de identidade com foto.

Aplicação da vacina bivalente começa nesta quinta Anterior

Aplicação da vacina bivalente começa nesta quinta

Mapa determina recolhimento de lotes de mais três empresas Próximo

Mapa determina recolhimento de lotes de mais três empresas

Deixe seu comentário