Ricardo Peró Job
Luzes & Sombras: Novo exame internacional
Em seu novo tour internacional, o presidente “Lula”, com seu estilo de mandatário de republiqueta bananeira carregou consigo cerca de 100 pessoas, entre convidados e “aspones”. O custo do novo exame internacional custou aos cofres públicos algo em torno de um milhão de reais. A primeira-dama esteve presente, embora tenha viajado antes. Em seu discurso n ONU, o petista mais uma vez atacou Israel, omitiu a crise causada na Venezuela por seu amigo Maduro, minimizou a culpabilidade da Rússia no conflito com a Ucrânia e defendeu Cuba. O discurso lhe valeu nova reprimenda do presidente ucraniano. Irritado, Zelenski afirmou que a Rússia está tentando ressuscitar um passado colonial e países como o Brasil deveriam reconhecer isso.
Depois do discurso, em nova tentativa de se tornar um protagonista na cena internacional, promoveu um encontro com o título “Em defesa da democracia. Combatendo o extremismo”. Também não deu certo. O presidente americano, Joe Biden ignorou o convite e o presidente chileno, Gabriel Boric, em sua fala, criticou-o severamente: “As violações dos direitos humanos não podem ser julgadas conforme a cor do ditador de turno que o violar, ou do presidente que os violar, seja Netanyahu em Israel, (Nicolás) Maduro na Venezuela, Ortega na Nicarágua ou Vladimir Putin na Rússia”.
É só alegria
A primeira-dama, “Janja”, no início de setembro fez mais uma passeio internacional: foi a Doha para um evento sobre educação. Segundo o Estadão, as passagens foram compradas de última hora, para ela, quatro assessores e mais oito policiais federais, responsáveis pela sua segurança. Segundo o jornal, o passeio custou em torno de R$ 283,3 mil.
É só alegria II
Denise Pires, presidente CAPES, instituição, instituição subordinada ao Ministério da Educação, liberou duas servidoras para uma viagem de nove dias para a Europa, como sempre, por conta do pagador de impostos. As servidoras que farão um tour em Paris são Priscila Cândido, chefe de gabinete, e Nadia Gomes, procuradora-chefe. A fundação, desde o início do governo Lula, já gastou R$ 6.399.929,74 em viagens.
Começou
A Petrobras teve que afastar três diretores do setor de Biocombustível após a subsidiária ser alvo de busca e apreensão pelo Ministério Público de Minas Gerais e da Receita Federal. Os afastados foram indicações políticas, todos nomes apresentados pelo PT de Minas Gerais, incluindo Gleide Andrade, membro da Executiva Nacional.
Blindagem suspeita
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, dando continuidade ao avanço da censura no país, voltou atrás de sua própria decisão e impediu o UOL e uma equipe de especialistas em tecnologia da informação de inspecionar o código-fonte do sistema de distribuição de processos judiciais na Corte. Barroso havia concordado com uma solicitação do UOL, baseada na Lei de Acesso à Informação, de obter acesso ao código-fonte do tribunal para verificar se de fato os processos eram distribuídos aleatoriamente e não direcionados aos ministros conforme seus interesses.
Deixe seu comentário