BAGÉ WEATHER

Covid-19

Município detalha mudanças na vacinação contra covid-19

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foram imunizados 490 idosos, ontem, no São Pedro

Uma série de mudanças na estratégia de vacinação contra a covid-19 no município foram divulgadas. Nessa terça-feira começaram a ser imunizados idosos de 60 anos. Só no ginásio da Escola São Pedro, 490 idosos foram vacinados, conforme informou o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes. Vale destacar que houve mudanças nos horários em cada um dos pontos: nas unidades de saúde, a vacinação contra a covid-19 sempre ocorrerá das 15h30min às 17h30min; já no ginásio da escola São Pedro será das 9h às 16h; por fim, nos centros de referência (Arvorezinha, Floresta, Centro Social Urbano, Caic e Castro Alves) das 15h30min às 18h30min.

O município também reafirmou que não há vacinas da Coronavac para aplicação das segundas doses. O vice-prefeito, Mário Mena Kalil, pontuou que a expectativa é de que uma nova remessa seja destinada para a Rainha da Fronteira no dia 5 de maio, mas não há como informar, ainda, o número de doses que serão disponibilizadas. Tanto Mena Kalil quanto o secretário-adjunto de Saúde, Ricardo Necchi, ponderaram que a população pode ficar tranquila que a vacina não perderá a eficácia (a fala é destinada aqueles que já receberam a primeira dose e aguardam a segunda).

As autoridades ainda informaram que o município passará a divulgar um vacinômetro, que detalhará, diariamente, o número de vacinados, o montante de doses recebidas, o total de aplicadas e o quantitativo em estoque - inclusive especificará de qual laboratório. O vice-prefeito comentou que Bagé deixou de receber 600 doses que estavam previstas, e isso já foi comunicado ao Estado. Ocorre que em alguns frascos, que deveriam ter 10 doses, havia apenas oito ou nove dosagens. Isso, vale lembrar, é um problema que vem sido relatado em todo o país.

Estrutura no São Pedro

O ginásio do São Pedro é considerado uma ótima estrutura para a vacinação. Conta com 10 atendentes e 10 vacinadores. O amplo espaço garante o distanciamento. Inclusive, as arquibancadas estão demarcadas e comportam 200 pessoas. Outra novidade anunciada pelo vice-prefeito é que mesmo que a prioridade de vacinação no São Pedro seja para moradores do centro, aqueles que residem em bairros próximos à escola podem, sim, procurar pela estrutura para imunização.

A titular da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Adriane Cunha Simões Pires, sobre o ginásio, comentou que tem sido possível evitar aglomerações. Ao chegar no local, os cidadãos são recebidos para cadastro e posteriormente são encaminhados para os vacinadores. Adriane destacou que todos são profissionais qualificados e comprometidos com a saúde da população.

Prioridade serão comorbidades

Necchi comentou que, com a chegada de novas doses, Bagé passará a vacinar pessoas com comorbidades. Inclusive, uma lista será divulgada e detalhará quais são elas (as doenças). Para receber as doses, os interessados deverão apresentar atestado médico que comprove o problema. A ideia é imunizar aqueles com idade entre 55 e 59 anos. Necchi enfatizou que a prioridade são aqueles que integram os grupos e que a expectativa é que tal processo seja encerrado até setembro; só então os demais cidadãos passarão a ser imunizados.

Grávidas e puérperas

Em nota técnica divulgada na segunda-feira, o Ministério da Saúde incluiu gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente, na fase um da vacinação, junto ao grupo de pessoas com comorbidades. De acordo com a nota, nesta fase um da vacinação todas as gestantes e mulheres no período pós-parto, com comorbidades, independentemente da idade ou do período gestacional, poderão receber a vacina. Na fase dois, serão vacinadas as demais gestantes e puérperas, e isso independe de condições pré-existentes.

Bagé chega a 190 mortes por covid-19 Anterior

Bagé chega a 190 mortes por covid-19

Bagé tem três mortes confirmadas nesta segunda Próximo

Bagé tem três mortes confirmadas nesta segunda

Deixe seu comentário