BAGÉ WEATHER

Ebulição

Uma semana de efervescência na política bajeense

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Michelon irá assumir o cargo

Com a proximidade das eleições gerais, o clima vai ficando cada vez mais quente no meio político e a tribuna da Câmara de Vereadores acaba virando um ringue. O que mais se ouve durante as sessões, são trocas de acusações e dedos em riste. Até a Bíblia virou motivo para bate boca. Um dos vereadores inclusive inventou que existem mandamentos no Antigo e no Novo Testamento.

No rastilho dos embates, houve troca do primeiro escalão que mexe com a composição do Legislativo. A secretária de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Adriane Simões Pires foi exonerada do cargo. Coube a assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Sonia Leite fazer o comunicado dessa decisão. Há tempos que ela era alijada nos anúncios referentes à secretaria e o desconforto com o que estava acontecendo era notório.

A ida Adriane para a secretaria teve a interferência, do deputado federal e líder da bancada gaúcha, no Congresso, Giovane Cherini (PL).

Quem assume a pasta é o vereador e líder do governo na Câmara, Michelon Apoitia que foi coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi exonerado da função quando o prefeito Divaldo Lara estava afastado do cargo. Apoitia se despediu do Legislativo, na sessão de quinta-feira.

Com a saída dele, quem assume a cadeira é a neófita na política partidária, Faustina Campos (PTB) que atualmente é coordenadora Municipal de Tradição e Folclore. Ela é afilha política do vice-prefeito, Mário Mena kalil e a ex-secretária de Cultura e Turismo, Ana Carla Oliveira. Faustina tem como bandeira, as causas do tradicionalismo e movimenta esse setor.

Toma lá, da cá

A que mais bate de frente com os vereadores da situação é a vereadores, Beatriz Souza do PSB. É o toma lá da cá nos embates. Nesta semana, ela protocolou pedido que a Comissão de Combate a Corrupção da Câmara , se reúna para analisar denúncias contra o prefeito Divaldo Lara e outros agentes políticos de Bagé.

Nessa semana, também aconteceu uma reunião do prefeito com o primeiro escalão do governo. Na ocasião ele fez um detalhamento das denuncias que enfrenta e elencou as que já foram arquivadas. Esse assunto foi amplamente explanado pelos vereadores base, na sessão de quinta-feira.

Imprensa e uma liminar

Outro assunto da semana, foi uma liminar para que uma reportagem não fosse ao ar, em razão de que o processo está em segredo de justiça - e é referente a uma delação premiada feita por um empresário ao Ministério Público.

As associações Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Nacional de Editores e Revistas (Aner) e Nacional de Jornais (ANJ) protestaram contra a petição de casos de censura prévia aplicada pela Justiça Brasileira, em total desacordo com o que determina à Constituição.

 

Câmara aprova projeto referente a concursos Anterior

Câmara aprova projeto referente a concursos

Mudanças no primeiro escalão mexe com as cadeiras na Câmara Próximo

Mudanças no primeiro escalão mexe com as cadeiras na Câmara

Deixe seu comentário