BAGÉ WEATHER

Liturgia

Rituais da Semana Santa terão encontro inédito em Bagé

Reprodução/ LUMO project imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gesto do Lava Pés e um dos pontos altos das celebrações da semana

Na Semana Santa, os cristãos rememoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.

O?Tríduo Pascal é o momento mais importante da Semana Santa. Ele começa na Quinta-Feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. O Tríduo estabelece a ligação entre o fim da Quaresma e a Páscoa. Um dos ritos mais tradicionais praticados na Quinta-Feira Santa é o Lava-Pés. Esse gesto simboliza solidariedade e humildade. Com ele, Jesus pôs-se a serviço do outro, a fim de redimir ou lavar os pecados. Esse rito acontece a missa da Ceia do Senhor.

A Semana Santa é marcada por muitos rituais. Nesta quarta-feira aconteceu a missa da renovação dos compromissos sacerdotais e dos santos óleos, na Catedral São Sebastião. Participaram os 30 padres da Diocese de Bagé. A missa foi presidida pelo bispo dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco.

Sexta-feira santa

A Sexta-Feira da Paixão lembra que Jesus foi julgado, condenado e morto. Paixão vem da palavra latina?passio, que significa sofrimento. Para a os cristãos, é uma data de oração e jejum. Nesse dia ocorre em muitos lugares a tradicional encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É dia de confissão e de oração da Via Sacra.

Sábado santo

Entre o pôr-do-sol da sexta-feira e o pôr-do-sol do sábado, não ocorrem celebrações nem comunhão. O Sábado Santo, também chamado de Sábado de Aleluia, é o dia em que Jesus Cristo jaz em seu túmulo. Por isso,o sábado é dedicado à oração e à meditação, à espera da ressurreição.

A noite ocorre a Vigílias Pascal. Essa é a celebração mais extensa do rito católico. Ela é dividida em quatro partes - Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Essa é uma celebração solene, rica em simbologias.

Domingo de Páscoa

Segundo a Bíblia, o Domingo da Páscoa foi quando Jesus ressuscitou e fez ao menos cinco aparições, uma delas para Maria Madalena e outras para seus discípulos. Essa é a data mais importante para os cristãos.

O bispo Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco disse que o Tríduo Pascal é a grande preparação que acontece para a festa da Pàscoa. O religioso cita dois momentos especiais. Segundo ele, o primeiro é a recordação e a memória da primeira missa rezada pelo próprio Cristo onde ele entrega a vida e o sangue para a salvação da humanidade.

O segundo moimento da quinta feira santa é o Lavas Pés. De acordo com o bispo, esse gesto tem o sentido do serviço. " Jesus revelou que como cristãos nós temos que estar a serviço do reino de Deus e o serviço na humildade e na simplicidade", explicou.

De acordo com o prelado, a Sexta-Feira Santa é o único dia do ano que não tem missa -  somente a celebração da Paixão. "Não temos missa porque nós recordamos a paixão e a morte de Jesus, por isso é o único dia do ano que não temos a consagração", pontuou.

Missa e simbologias

Dom Cleonir explicou que o Sábado Santo conhecido como sábado de Aleluia é o dia do silencio. Segundo ele, a noite a Igreja Católica realiza vários ritos como do fogo. Também nessa celebração, de acordo com o bispo, acontece a benção da água do batismo e a água da aspersão. "Representa a vida nova para todo o nosso povo. Também temos todo o ritual da procissão recordando o povo que caminha ao encontro de Jesus", mencionou.

O religioso contou que nessa noite de celebração, os católicos recordam o Antigo e o Novo Testamento, onde acontecem várias leituras bíblicas. " O sábado é a missa de todas as simbologias por isso é mais demorada", esclareceu.

Sobre o Domingo de Páscoa, o prelado disse que é o dia da grande vitória -porque a Páscoa é a grande ressurreição de Jesus. "É dia que nós proclamamos que Jesus não está morto??Ele está vivo e no meio de nós", falou.

Encontro de Maria e Jesus

De forma pioneira, Bagé terá duas procissões na Sexta-Feira Santa. Depois da celebração da Paixão e Morte de Cristo - que deve encerrar por volta das 16h, uma procissão com a imagem do Cristo Morto irá sair da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e irá fazer o entorno da praça Silveira Martins.

No mesmo horário, sai outra procissão da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em direção da praça Silveira Martins, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Na praça acontece o encontro das imagem - é a dor de Maria que se encontra com o filho morto.

Pelo fim da guerra

Durante a procissão, os fieis levarão bandeiras brancas pedindo pelo fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, pedir pelo fim de outras guerras como as das fake News, das mídias e do radicalismo.


Confira ações permitidas antes do início oficial da campanha Anterior

Confira ações permitidas antes do início oficial da campanha

Número de novos títulos eleitorais cresce entre jovens Próximo

Número de novos títulos eleitorais cresce entre jovens

Deixe seu comentário