BAGÉ WEATHER

Política

Progressistas bageenses começam se articular

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Encontro reuniu lideranças de Bagé e prefeitos de Dom Pedrito e Esteio

A primeira reunião do ano da executiva do PP de Bagé aconteceu nessa quinta-feira à noite. Além da prestação de contas realizada pela presidente municipal do partido, ex-vereadora e atual assessora de Relações Institucionais da prefeitura, Sonia Leite, os progressistas já vislumbram a eleição geral do ano que vem.

Mas, antes disso, o partido tem convenção municipal entre os dias 21 e 23 de agosto para escolha da nova executiva. Ao que tudo indica Sonia deve continuar à frente da sigla em Bagé. Ela, que é a primeira mulher a assumir o comando da agremiação no município, tem o apoio incondicional do ex-prefeito Carlos Sá Azambuja para continuar na presidência. Ele estava presente no encontro desta semana e fez um discurso forte em apoio à ex-vereadora para que continue no cargo.

Presença surpresa

Chamou atenção a presença do deputado federal Afonso Hamm no encontro. Isso seria natural, se não fosse o caso de ele estar ausente há algum tempo nos eventos do partido em Bagé. Em outras ocasiões era representado pela sua assessoria. Embora nenhum dos dois fale sobre isso, Hamm e Sonia não rezam a mesma cartilha - mesmo que publicamente a relação seja amistosa entre ambos.

Hamm é o único representante da região da Campanha na Câmara dos Deputados. No terceiro mandato, em recente encontro com o vereador Omar Ghani, o parlamentar revelou que deve disputar o quarto mandato.

Hegemonia no Estado

O PP, um dos partidos mais tradicionais junto com o MDB, foi o que mais elegeu prefeitos no Estado na eleição do ano passado. A hegemonia dos progressistas se mantém junto com o MDB, a exemplo da eleição de 2016 - quando também se destacaram em número de eleitos. Na região da Campanha, o partido tem o comando das prefeituras de Hulha Negra, com Renato Machado, e em Dom Pedrito, com Mário Augusto Gonçalves.

No encontro desta semana, os progressistas falaram da necessidade de ter uma representatividade política estadual da região para valorizar e desenvolver a Campanha. Hoje, o partido não tem essa representatividade na Assembleia Legislativa.

De olho no Piratini

Claro que no encontro não poderia estar ausente o debate sobre a eleição geral do ano que vem. O pré-candidato a governador do Estado é o senador Carlos Heinze, apoiador ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O parlamentar conta com o apoio irrestrito dos correligionários bageenses. Recentemente aconteceu um encontro da cúpula progressista do Estado com o prefeito Divaldo Lara em Porto Alegre. As lideranças do PP não esconderam a admiração pelo bageense e, embora não tenham deixado explícito publicamente, a ideia é que o prefeito, que também é apoiador de Bolsonaro, possa concorrer a vice de Heinze.

No governo de Divaldo o PP tem peso no primeiro escalão, com Sonia sendo, hoje, a principal articuladora junto ao prefeito e aos segmentos diversos, como nas secretarias municipais com o ex-vereador Antenor Teixeira na do Meio Ambiente e Bioma Pampa e com João Finger no comando da de Desenvolvimento Rural.

No Estado, caso se concretize a candidatura de Heinze ao Palácio Piratini, o PP terá que apelar ao governo tucano de Eduardo Leite. A sigla ocupa espaços no primeiro escalão e é dos progressistas o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Frederico Antunes.

Prefeitos presentes

No encontro em Bagé estavam presentes os prefeitos de Dom Pedrito, Mário Augusto, e de Esteio, Leonardo Paschoal. E da Rainha da Fronteira os membros da executiva do partido, o assessor parlamentar do deputado federal Pedro Westphalen, Adão Leite e os vereadores Omar Ghani e Cléber Zuliani Carvalho. 

Colegiado escolhe presidente e relator Anterior

Colegiado escolhe presidente e relator

Mainardi indica R$ 1 milhão para Santa Casa Próximo

Mainardi indica R$ 1 milhão para Santa Casa

Deixe seu comentário