BAGÉ WEATHER

Partidos

Convenções agitam cenário político

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Está em disputa à cadeira mais importante do Palácio Piratini

O momento é marcado pelas convenções partidárias. Também é momento de intensas negociações em torno de alianças, candidatos à vice e ao Senado, no Rio Grande do Sul. O cenário ainda está indefinido na disputa ao Palácio Piratini. Nesta sexta-feira aconteceu a convenção do PL, onde foi sacramentando o nome do deputado federal Onyx Lorenzoni como candidato a governador.

Também sexta-feira a noite realizaram suas convenções, o Patriota e o Pros que apoiam Lorenzoni. O Solidariedade também realizou convenção nesta sexta-feira.

Fracassou a tentativa do PSB e o PTB em selar uma aliança para a eleição. A reunião entre lideranças das duas siglas aconteceu ontem. A convenção dos socialistas é neste sábado, onde será oficializada a candidatura de Beto Alburquerque para o Piratini. Ele não estará presente no evento, porque testou positivo para covid-19. O partido de Leonel Brizola realiza a convenção no dia 31 de julho, quando deve oficializar a candidatura a governador de Vieira da Cunha.

Outro que realiza convenção neste sábado é o Republicanos que está fechado com Lorenzoni e tem como candidato ao Senado, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão e o partido Novo que tem como pré-candidato ao Piratini, Ricardo Jobim.

No domingo é a vez do União Brasil que apoia o ex-governador Eduardo Leite (PSDB). Também realizam convenções neste domingo, o Podemos que irá sacramentar a candidatura a reeleição de Lazier Martins e da federação Psol e Rede. O Psol tem como pré-candidato a governador, Pedro Ruas e para o Senado, Roberto Robaina.

Quem deu a largada, as convenções foi o PSC na quarta-feira passada, onde oficializou o empresário Roberto Argenta como candidato a governador.

Indefinições

A federação PT, PCdoB e PV adiou a data da convenção partidária, para o dia 31 de julho. Apenas o nome do deputado estadual Edegar Pretto (PT) está confirmado como pré-candidato a governador. Falta definir o nome do vice e quem será o postulante ao Senado.

O outro que tem que definir o futuro é o MDB. Por enquanto, o partido mantêm a pré-candidatura do deputado estadual, Gabriel Souza a governador. Ocorre que a sigla está dividida. Um grupo que conta com os prefeitos da legenda quer selar aliança em apoio a Eduardo Leite. Já a velha guarda emedebista e a juventude do partido quer ir para eleição com cabeça de chapa.


 

Olívio Dutra é pré-candidato a senador Anterior

Olívio Dutra é pré-candidato a senador

PSB e PDT definem futuro nesta sexta-feira Próximo

PSB e PDT definem futuro nesta sexta-feira

Deixe seu comentário