BAGÉ WEATHER

Crime

Violência contra o idoso é uma chaga social em Bagé

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vítimas têm medo de ir à delegacia denunciar agressores

Em 1º de outubro é assinalado do Dia Mundial dos Idosos. Desde que começou a pandemia, o jornal Folha do Sul tem feito reportagens sucessivas sobre o aumento da violência contra pessoas da terceira idade em Bagé. E o problema persiste até hoje. Aumentou a violência física, psicológica e, na grande maioria, patrimonial (apropriação de cartões de créditos, aposentadoria e benefícios).

De acordo com o comissário da Polícia Civil e responsável pelo Cartório do Idoso, que funciona na 2ª Delegacia de Polícia, Eduardo Gonçalves de Bem, houve um aumento, mas não de forma alarmante, nas ocorrências relativas às pessoas da terceira idade.

Segundo ele, o que chama atenção são as denúncias anônimas com relatos de maus-tratos contra os idosos. "Nesses casos, os policiais vão até os endereços repassados e, para nossa surpresa, quando chegamos as informações eram falsas", relata.

A coordenadora do Centro do Idoso, Cândida Navarro, diz que, infelizmente, os casos de violência contra os idosos aumentaram e que as vítimas não vão até a delegacia de polícia registrar ocorrências porque elas não querem entregar quem é o agressor. Isso porque quase sempre é um familiar. "Eles ficam constrangidos em falar na delegacia que um filho, um neto, ou outro parente estão praticando essas agressões", observa.

Na maioria dos casos, essas vítimas procuram o Centro do Idoso para buscar ajuda psicossocial.

De acordo com Cândida,os profissionais tentam convencer as vítimas a efetuaram um boletim de ocorrência na delegacia por uma questão de proteção a vida deles. Ela cita o caso de um idoso que foi atendido no local e estava em estado avançado de desidratação e acabou morrendo.

A coordenadora salienta que os idosos que estão sujeitos a todo tipo de violência não deveriam ficar confinados ao lado dos agressores. Segundo ela, por questão de afeto, carência e necessidade que alguém lhes alcance o alimento ou medicamento eles não denunciam na delegacia os maus-tratos que sofrem. "Infelizmente,  aumentou os casos de violência contra idosos", disse. 

 

Mamografias poderão ser realizadas sem custo Anterior

Mamografias poderão ser realizadas sem custo

Brechó arrecada fundos para reforma da Auxiliadora Próximo

Brechó arrecada fundos para reforma da Auxiliadora

Deixe seu comentário