BAGÉ WEATHER

Tempo

Setembro será mês de muita chuva no Sul

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nos primeiros dias está previsto acumulado de quase 90 milímetros

De acordo com a MetSul Meteorologia, a região do Brasil que mais terá chuva, no mês de setembro, que tem início nesta sexta-feira, será o Sul do país. "A tendência é que o mês registre precipitação acima a muito acima da média em diversas localidades da região Sul", ressaltou o boletim. "Alguns locais podem anotar acumulados tão altos quanto 300 e 500 milímetros apenas durante o período, ou seja, metade ou mais da metade do que costuma chover em toda a primavera em apenas um mês.

Já no começo de setembro é esperado um episódio de chuva significativa no Sul, que fará com que muitas cidades superem a média histórica de precipitação do mês ainda na primeira semana. "A maior frequência de chuva esperada pode prejudicar o começo do plantio da safra de verão e episódios de precipitação excessiva podem resultar em cheias de rios e enchentes", alertou a MetSul. De acordo com prognósticos da Climatempo, chove na Rainha da Fronteira a partir deste primeiro dia de setembro, mas apenas pancadas são esperadas e o acumulado deve ser de oito milímetros.

O primeiro final de semana do mês terá temperaturas amenas, com mínima de 14°C e máxima de 19°C no sábado. Chove a qualquer hora do dia: o acumulado deve chegar a 30 milímetros. No domingo, a temperatura cai um pouco - chega aos 9°C e não ultrapassa os 19°C - e chove durante o dia e também à noite. O volume previsto é expressivo: 50 milímetros são esperado, totalizando só nos três primeiros dias do mês um acumulado de quase 90 milímetros.

Temperaturas amenas
De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, setembro em 2023 deve ser marcado por temperatura acima da média histórica em todo o pais. A exceção é a justamente a região Sul. Isso pelo menos na maior parte do mês. As áreas mais ao Sul devem ter dias de temperatura agradável ou amena com maior proximidade dos valores médios históricos, embora a tendência de o mês terminar com marcas acima da média.

"A MetSul espera um baixo número de dias de frio agora em setembro deste ano no Sul do país, embora sejam previstos alguns dias de temperatura baixa e com formação de geada. Por outro lado, dias quentes, alguns de calor intenso, são muito comuns no mês de setembro e já houve ano em que a temperatura atingiu marcas perto dos 40ºC na Grande Porto Alegre. Não se projeta, porém, um alto número de dias de forte calor com o padrão climático mais chuvoso", contextualizou o boletim.

Mais tempestades
Setembro, como mês da primavera climática, tende a ter um aumento dos episódios de tempo severo no Sul do Brasil. O risco é principalmente agravado com incursões tardias de ar frio à medida que a presença de ar quente se torna mais comum sobre o Sul do país com o fim do inverno.

O encontro de massas de ar frio e quente gera as tempestades severas, sobretudo na chegada de frentes frias. Em anos de El Niño, como é o caso de 2023, atmosfera mais quente, úmida e instável, com maior influência de ar tropical, favorece uma maior frequência de tempestades no Sul do Brasil. Os temporais não necessariamente são mais intensos, mas ocorrem em maior número.

Estado monitora avanço da subvariante Éris da covid-19 Anterior

Estado monitora avanço da subvariante Éris da covid-19

Feira do Livro tem data confirmada Próximo

Feira do Livro tem data confirmada

Deixe seu comentário