BAGÉ WEATHER

Gestão

Secretaria da Mulher terá mais autonomia em ações

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Posse marca a mudança de status do órgão

Desde ontem Bagé tem, oficialmente, uma nova secretaria municipal. A antiga Coordenadoria da Mulher passa a ser Secretaria. A reportagem do jornal Folha do Sul buscou entender o que de fato muda na prática.

No final da tarde de ontem, Cândida Navarro tomou posse como titular da nova Secretaria. Ela já comandava a antiga Coordenadoria, que assume agora outras responsabilidades. A principal diferença na mudança de status está na autonomia que o órgão passará a ter.

Como coordenadoria, os projetos precisam obedecer a uma série de trâmites burocráticos, devido ao status do órgão. Sendo uma secretária, isso passa a ser diferente. Conforme Cândida, a diferença crucial entre as duas está na autonomia. Como Secretaria, o terá uma dotação orçamentária própria, além de diminuir a burocracia. "Enquanto Coordenadoria, eu dependia de outro secretário, de uma outra estrutura funcional, administrativa e financeira para qualquer ato ou ação. Agora somos nós que vamos administrar. A autonomia é de 100%", disse Cândida.

Assim, a secretaria passaria a ter um orçamento próprio e está ligada diretamente ao gabinete do prefeito. "Quando se tem um trabalho de enfrentamento à violência a gente precisa que todos tenham o entendimento, a compreensão desse trabalho. E a gente sempre esbarra em algumas dificuldades de compreensão, de disponibilidade no momento e na hora, no entendimento às necessidades de prevenção", explicou a coordenadora.

Como coordenadoria, qualquer decisão precisa passar por uma série de trâmites burocráticos, o que muitas vezes atrasa a tomada de ações efetivas.

A nova secretária também mencionou que a decisão de trocar o status do órgão se deve aos resultados positivos do trabalho. Para isso, além dos números, Cândia apresentou depoimentos de pessoas e autoridades de outras cidades da região solicitando a mudança. A justificativa para isso é que Bagé é uma das únicas cidades do interior gaúcho que possui todos os órgãos necessários para o total atendimento da mulher vítima, o que também beneficia toda a Campanha.

Atendimentos

A Secretaria vai funcionar no mesmo lugar onde já era a Coordenadoria. O prédio fica situado na avenida Marechal Floriano, 1476, ao lado do Senac. A expectativa é de que na próxima semana seja instalada uma placa para melhor identificação do público. Além disso, o órgão conta com um plantão 24 horas de atendimento.

Além disso, Cândida adiantou uma novidade. Em breve a pasta espera construir uma casa de acolhimento para mulheres vítimas e seus filhos. O empreendimento será feito com recursos do governo federal.

 

Duas ondas de frio chegarão antes da primavera Anterior

Duas ondas de frio chegarão antes da primavera

Transportadores rodoviários de carga não precisarão renovar registro Próximo

Transportadores rodoviários de carga não precisarão renovar registro

Deixe seu comentário