BAGÉ WEATHER

Covid-19

Saúde mantém testagem na praça

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O aumento de casos de covid-19 tem levado muitos bageenses a buscarem testes. E Bagé começou um ampla testagem no sábado, no centro da cidade, na praça do Coreto. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, mais de 300 testes foram feitos e mais de 40 pessoas positivaram. Nessa segunda, a testagem prosseguiu, com cerca de 20 positivações até as 17h30min. Foram feito cerca de 125 testes. Nesta semana, isso seguirá na praça: das 14h às 17h. 

O pedido do coordenador é que as pessoas procurem por testes caso tenham tido contato com alguém que está com covid-19. Também podem se submeter a testagem aqueles que apresentam algum sintoma. Gomes comentou que, em decorrência da nova Influenza, muitas pessoas têm buscado por testes por acreditarem que pode ser covid-19. Ele também mencionou que já é registrado falta de testes nas farmácias da cidade.

Vale mencionar que um total de 128 novos casos foram confirmados entre sexta e domingo. Gomes explicou que tal montante é a soma de resultados de farmácias, da praça e aqueles testes feitos na UPA. Esse aumento de casos (uma lista tão grande de positivados não era divulgada desde julho de 2021), segundo ele, já era esperado. Ele justificou que a maioria das positivações é de pessoas que voltaram de praias ou fizeram outras viagens. A elevação se deve a presença de uma nova variante, muito mais contaminante. Além disso, quanto mais testes feitos, mais positivados. Os testes disponíveis na praça são os mesmos das farmácias, o antígeno.


Aumenta procura por vacinas

No sábado, houve vacinação na praça e também no São Pedro. Mais de 1,3 mil pessoas foram vacinadas. Ontem, a pasta confirmou a falta da vacina Pfizer para segundas e terceiras doses. Mas há previsão de que a partir de quarta tal vacina seja disponibilizada. Gomes ressaltou que, ontem, na praça, ocorreu apenas a testagem, e isso será mantido nesta semana. Ou seja, na praça só ocorrerá a testagem.

Nos bairros, porém, começou ontem testagem e vacinação. O primeiro foi o bairro Floresta e, hoje, isso será no Sá Monmany. A vacinação é por meio de agendamento. Sobre a alta demanda por vacinas, Gomes esclareceu que, devido as notícias de positivados, muitos bageenses têm buscado pela imunização, inclusive aqueles que estavam com segunda e terceira dose atrasadas. 

A orientação do coordenador é que não só a vacina seja buscada, mas os cuidados sejam mantidos. O uso de máscaras em locais fechados é o principal protocolo a ser seguido. E Gomes pediu que os bageenses mantenham o distanciamento também em locais abertos. 

Bageenses destacam legado do médico Jorge Moussa Anterior

Bageenses destacam legado do médico Jorge Moussa

Agentes realizam levantamento em 10% dos imóveis Próximo

Agentes realizam levantamento em 10% dos imóveis

Deixe seu comentário