BAGÉ WEATHER

Infraestrutura

Recuperação de ruas é desafio após alto volume de chuvas

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mais de 300 milímetros castigaram vias em toda a cidade

As precipitações nos meses de agosto e setembro agravaram a situação das ruas da cidade. Alguns pontos estão mais críticos que outros: de acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Everton Kaupe, os bairros mais afetados pelas precipitações sempre são aqueles que ficam nas partes mais altas da cidade, como Tiaraju, Castro Alves, São Bernardo e Narciso Suñe. "Também é um bairro que sofre bastante o Malafaia. A gente já restaurou, já fez bastante ruas lá. Stand, a gente já está fazendo; bairro Ibajé, vai entrar no Floresta", disse. "Laranjeiras: aquele bairro, aquela região, fica destruída", acrescentou.

Atualmente, a pasta conta com quatro patrolas e o cronograma para atender a demanda está definido, ainda que possa ser alterado em decorrência do tempo. Ontem, as equipes estavam mobilizadas em quatro frentes, segundo Kaupe. Serviços de patrolamento ocorriam, por exemplo, nos bairros Ibajé, Castro Alves e Malafaia. Vale mencionar, ainda conforme o secretário, que a programação sempre está sujeita a alteração não só devido às condições climáticas, como, também, da necessidade de manutenção das máquinas. Ontem, inclusive, enfrentaram um problema enquanto atuavam na zona Norte, mas já estava sendo resolvido, de acordo com o titular da Seinfra.

Sobre a situação das vias, Kaupe ainda mencionou que, de fato, a chuva as castiga, sobretudo os grandes volumes. Ele lembrou que nos dois últimos meses foram mais de 300 milímetros, uma das maiores precipitações do ano. Bairros como Tiaraju ficam destruídos, sofrem muito, como pontuou. Kaupe, vale mencionar, também é coordenador da Defesa Civil. "É muita chuva, é muita água e não tem estrada que resista, tanto a rural quanto a urbana. A gente vem matando um leão por dia, que nem diz o gaúcho", sustentou.

O secretário divulgou o cronograma de patrolamento dos próximos dias: Nesta sexta-feira, no sábado e no domingo, as equipes estarão concentradas nos bairros Malafaia, Ivo Ferronato, Castro Alves, Ibajé e Stand. Entre segunda e quinta-feira da semana que vem, será a vez dos bairros São Bernardo, Ipiranga, Pedra Branca, Floresta, Santa Cecília, Mingote Paiva e Alcides Almeida. 

História de benzedeira vira exposição Anterior

História de benzedeira vira exposição

Bagé terá lançamento literário no final de semana Próximo

Bagé terá lançamento literário no final de semana

Deixe seu comentário