BAGÉ WEATHER

Abastecimento

Racionamento chega ao fim na segunda-feira

Gabriel Messias/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O fim do racionamento foi anunciado pelo Daeb. Porém, o abastecimento só volta ao normal a partir da próxima segunda-feira. Vale lembrar que o racionamento na cidade se estendia desde janeiro, inicialmente de forma preventiva, com seis horas de interrupção na madrugada. Em fevereiro, a ação foi aumentada para 12 horas diárias sem água e, em março, para 15 horas. Com o agravamento da situação, em abril, o racionamento passou para 18 horas. Desde maio, o Daeb havia reduzido para 15 horas por dia sem abastecimento.

"A precipitação que ocorreu nas últimas horas foi fundamental para a decisão do término da medida", informou a autarquia. Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA), já foram registrados 169,5 milímetros em julho, superando a média histórica, que é 135,8 milímetros.

"Este cenário proporcionou a recuperação das barragens da cidade. O volume da Sanga Rasa aumentou, nos últimos dias, quatro metros e 20 centímetros. Assim, hoje (13/07), ela está apenas 2,5 metros abaixo do normal. Em abril, ela chegou a estar com mais de 10 metros negativos. As barragens do Piraí e Emergencial estão cheias", detalhou o Daeb.

“Após seis meses de racionamento, enfrentando muitas dificuldades, assim como vários municípios do Rio Grande do Sul, conseguimos recuperar, graças a Deus, os níveis das nossas barragens devido ao grande volume das últimas chuvas”, afirmou o prefeito de Bagé, Divaldo Lara. O gestor municipal ainda completou: “O racionamento é um problema histórico que, com o avanço da obra da nossa nova barragem de Bagé, executada pelo Exército Brasileiro e que já está 45% concluída, será definitivamente resolvido".

“Hoje é um dia que esperamos muito. Esta foi uma das maiores estiagens dos últimos anos. Para não colapsar, realizamos diversas medidas, além do racionamento. Mais uma vez agradecemos à população por toda a compreensão ao longo deste período”, destacou o diretor-geral do Daeb, Franco Alves. Ele ressaltou a importância de todos continuarem fazendo a sua parte, evitando permanentemente os desperdícios de água.

Diversos bairros têm registro de casas alagadas Anterior

Diversos bairros têm registro de casas alagadas

Academia Bageense de Letras será reativada Próximo

Academia Bageense de Letras será reativada

Deixe seu comentário