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Quase 18,5 mil consumidores já perderam o crédito em 2023

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em comparação ao mês passado, houve queda no índice

No mês de setembro, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC Bagé) contabilizou um total de 1 874. O montante de bageenses que perdeu o crédito na praça no mês passado é inferior ao do mesmo período de 2022, quando 2 366 consumidores tiveram seus CPFs "negativados". Ao mesmo tempo, as reabilitações de crédito também caíram - de 1 231 para 1 035. Até agora, no acumulado dos nove primeiros meses do ano de 2023, um total de 18 495 consumidores bageenses foram negativados e perderam o crédito. No mesmo período do ano passado, o total de apontamentos no SCPC Bagé foi de 17 133. Ou seja, é possível afirmar que, no comparativo, houve aumento no índice de inadimplência nesse período, quando 1 362 consumidores a mais do que no ano de 2022 "sujaram o nome". 

  

Tais dados são divulgados mensalmente pelo diretor do SCPC Bagé, Francisco Pinto. Sobre os números da inadimplência do nono mês de 2023: como já citado, um total de 1 874 consumidores perderam o crédito - o montante é menor do que o registrado em agosto, quando 2 248 pessoas foram negativadas. A diferença entre os dois meses é expressiva: 374 consumidores a menos "sujaram o nome" no mês passado. Ao mesmo tempo, também como já foi mencionado, o número de reabilitações caiu em comparação ao mesmo período do ano passado, e, ao comparar agosto e setembro, também é possível afirmar que houve queda. Acontece que, no mês de agosto, 1 348 consumidores conseguiram "limpar o nome", enquanto em setembro foram 1 035 que conseguiram tal feito (313 a menos). 

  

Mês a mês 

No comparativo mês a mês, é possível afirmar que houve nova queda no índice de inadimplência. Isso após a suba registrada no mês de julho. Em agosto, foi retomada uma sequência de reduções. Essa sequência se repetia desde agosto de 2022 - apenas em janeiro, março, maio e julho deste ano isso não se confirmou (ou seja, ao considerar os nove meses do ano, mais da metade registrou queda do índice de inadimplência). Para ficar mais claro: foram 2 421 consumidores negativados em agosto do ano passado; 2 366 em setembro; 2 282 em outubro; em novembro, 1 878; e em dezembro, 1 476. Ou seja, a inadimplência estava em queda. Em janeiro de 2023, subiu, com um total de 2 241 negativados. 

  

Houve nova redução em fevereiro, com 1 714 registros; e suba em março, com 2 168. O mês de abril fechou com 1 274 registros - uma diferença de 894 consumidores negativados em comparação ao período anterior; e maio encerrou com 2 223 registros (949 a mais que em abril). Em junho, um total de 2 061 registros foram contabilizados - 162 a menos que no período anterior; em julho foram 2 692 registros; em agosto, 2 248; e, agora, em setembro, 1 874. A busca por informações nesse mês de setembro de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, diminuiu. Enquanto em setembro de 2022 um montante total de 31 943 consumidores buscou informações sobre sua situação no SCPC, no mês passado a demanda passou para 28 680 atendimentos. 

  

Em 2022 

Vale citar o acumulado do ano passado, conforme os dados repassados mensalmente pelo diretor do SCPC Bagé: um total de 22 769 consumidores perderam o crédito de janeiro a dezembro do ano passado. O montante representou aumento significativo do índice de inadimplência em comparação ao ano anterior. Acontece que o ano de 2021 fechou com um total de 17 897 novos registros no SCPC, ou seja, 4 872 a menos que no ano passado. 


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