BAGÉ WEATHER

Secretário diz

Quantidade de casos de covid-19 não é alarmante

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Orientações gerais como higienização seguem válidas

A informação é de que os casos de covid-19 triplicaram nos últimos dois meses no Rio grande do Sul. Aliás, no Brasil, na última semana do mês de outubro, foram registrados 44 mil novos casos da doença. Conforme dados disponíveis no site da Secretaria de Saúde do Estado, mais de 4,4 mil gaúchos, no momento, são considerados casos ativos da doença. O painel foi atualizado nessa quarta-feira. Também consta que há 94 pacientes internados com confirmação para a covid-19 (um total de 10 estão na UTI). Porém, não foi possível verificar nesse mesmo painel o número de pacientes internados em Bagé.  

 

De acordo com o secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, não há internações por covid-19 e ele garantiu que a situação, no que diz respeito ao número de casos, não é alarmante. "Tenho acompanhado isso na UPA e tem se mantido o mesmo (número) das outras semanas. Não tem nada alarmante. Não tem ninguém internado - eu tenho falado com os médicos ", ponderou. "Nós não temos um protocolo: o Estado entende que é um vírus sazonal, agora virou sazonal, que é uma gripe e não tem nenhuma ação de orientação. O que a gente fez? Nós orientamos que cada profissional que que queira trabalhar - no setor público, seja UPA, postos de Saúde - pode utilizar máscara ", informou. 

 

Ele acrescentou que a utilização de álcool em gel nesses ambientes se tornou algo normal e tal cuidado permanece. "Mas nós não temos a notificação de muitos casos em Bagé. A gente tem conversado com o pessoal da Vigilância, que acompanha isso", sustentou. "Como não tem teste gratuito, as pessoas testam quando pagam. Na UPA, essa semana não tem dado a quantidade que teve na outra semana", acrescentou. "Virou gripe. Mas não tem nada de surto. A gente fala com os médicos e não tem nada para se assustar, nada de protocolo encaminhado pela Secretaria Estadual ou pelo Ministério de Saúde", garantiu. 

 

Segundo ele, a orientação, assim, é ir controlando. "Esta semana está com menos problema que a outra. Mas tem algumas pessoas do setor (de Saúde) afastadas - uma aqui, uma lá, funcionário público, mas não tem nada alarmante", reiterou. O secretário lembrou, contudo, que seguem válidas as orientações gerais. "Que sigam se cuidando. Que sigam cuidando a higienização, a limpeza. Quem quiser usar máscara, que utilize, e a vacina continua sendo, a bivalente, aplicada em todos os postos de Saúde", finalizou. 

Bagé registra chuva expressiva Anterior

Bagé registra chuva expressiva

Bagé não tem previsão para retomada da coleta de sangue Próximo

Bagé não tem previsão para retomada da coleta de sangue

Deixe seu comentário