BAGÉ WEATHER

Impasse

Bagé não tem previsão para retomada da coleta de sangue

Adair Gomes/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sangue A positivo e O negativo são prioridade no hemocentro de Pelotas

Com a chegada do final de ano, muitas pessoas viajam para aproveitar as festas. Há uma preocupação com acidentes, que aumentam neste período: a demanda pelos hospitais historicamente sobe, e da mesma forma pelo sangue, já que muitas vezes as vítimas precisam de uma transfusão sanguínea. E também há aquelas pessoas que necessitam fazer hemodiálise. Ou seja, os estoques precisam ser reforçados neste período, mas também é quando muitos deixam de doar, seja pelas viagens ou pelas festas. E também é justamente neste momento tão delicado que Bagé permanece sem coleta.  

 

De acordo com a assistente social do Hemopel de Pelotas, Marcia Lages, hoje,   um grupo de técnicos do setor da Secretaria da Saúde e Pessoa com Deficiência participa de uma capacitação e, entre esses técnicos, há alguns que  estão fazendo uma reciclagem, porque já realizaram esse treinamento há algum tempo. 

 

"No momento, ainda não temos data para que novas coletas de sangue sejam realizadas em Bagé. Mas, após o término dessa capacitação, nós do Hemopel, juntamente com a Secretaria de Saúde de Bagé, iremos organizar novas datas e dar retorno às coletas de sangue na cidade. Mas não temos nada definido", garantiu a assistente social. 

 

Perguntada se, com a chegada do fim de ano, aumenta de fato a necessidade por" sangue, Marcia ponderou que sim, e que isso ocorre por causa das festas: as pessoas tendem a viajar mais e isso faz com que  a gente perceba a diminuição de doação de sangue". E completou: "Por outro lado, ocorre uma demanda maior desse sangue. É uma situação que nos preocupa e pedimos para as pessoas que, antes de viajarem, passem no hemocentro. Desta forma, ajudando a manter o estoque estável, para podermos conseguir atender a demanda". 

 

Ao ser questionada quais os grupos sanguíneos que o hemocentro mais precisa, Marcia respondeu que todos , mas que o A positivo e o O negativo são os com menor estoque. "Estamos em uma situação crítica e precisamos com urgência para atender toda a demanda", enfatizou. 

 

Segundo o titular da Secretaria de Saúde e Pessoa com Deficiência, Ronaldo Hoesel, hoje, há 13 técnicos em Pelotas,  no Hemopel, fazendo a capacitação já citada. São técnicos e recepcionistas. "Só teremos uma ideia de quando voltaremos a fazer a coleta de sangue em Bagé quando o Hemopel nos liberar. No próximo final de semana, termina a capacitação dos nossos funcionários. Eu vou sentar e definir sobre as coletas", afirmou. 

Quantidade de casos de covid-19 não é alarmante Anterior

Quantidade de casos de covid-19 não é alarmante

Defesa Civil anuncia liberação do FGTS aos atingidos pelo granizo Próximo

Defesa Civil anuncia liberação do FGTS aos atingidos pelo granizo

Deixe seu comentário