BAGÉ WEATHER

Resistência

Proteção animal fala sobre cadelinha na posse

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Animal de estimação com a tutora Janja Lula

A cadelinha vira-lata Resistência recebeu esse nome porque permaneceu no acampamento Lula Livre, em Curitiba, enquanto o presidente ficou preso. Resistência foi encontrada ainda filhote perambulando pelas ruas próximas ao acampamento, foi resgatada por dois metalúrgicos e adotada pela agora primeira-dama, Janja Lula. Nesse domingo, o animalzinho de estimação participou de um momento histórico, a posse de seu tutor como presidente do Brasil. Ela não só participou, como subiu a rampa do Planalto. Para os protetores dos animais, essa foi uma mensagem clara do governo.


"Ontem (domingo), a proteção animal e os animais foram representados", definiu a vereadora Beatriz Souza, cuja principal bandeira é a defesa dos animais. "A imagem da Resistência subindo a rampa do Planalto representou uma luta de décadas, demonstrando que animais também possuem direitos", argumentou, ao destacar que, para ela, a mensagem é de que estão por vir "dias melhores tanto para o Meio Ambiente como para os animais".


Beatriz comentou sobre a participação em reunião com a equipe ministerial de transição. "Várias pautas que são o sonho de todos os protetores do Brasil foram tratadas e já sabíamos que a Resistência ia estar presente", disse. E ela ressalvou que o governo já criou o Departamento dos Direitos dos Animais - o que foi publicado no Diário Oficial da União. "Logo eu estarei me reunindo com a equipe deste departamento para tratarmos de lutas nossas", enfatizou. Sobre a participação de Resistência na posse, ainda acrescentou: "A simbologia daquele ato foi muito impactante".


A reportagem também ouviu a presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, Patrícia Coradini. "A presença da cadelinha, para a gente que é da proteção animal, representa um olhar do governo em relação aos animais, que é o que a gente espera de todos os governos, na verdade ", pontuou. "Isso dá uma esperança. Se a cadelinha acompanhou a subida da rampa do Planalto - e a gente já acompanhou algumas entrevistas da ministra Marina Silva (do Meio Ambiente) que vai ser criado o departamento para tratar dos direitos dos animais -, isso é muito simbólico. Diz muita coisa em relação a proteção animal", ressalvou. 

Enem 2022 será reaplicado nos dias 10 e 11 de janeiro Anterior

Enem 2022 será reaplicado nos dias 10 e 11 de janeiro

Leitores opinam sobre faixa 'entregue pelo povo' Próximo

Leitores opinam sobre faixa 'entregue pelo povo'

Deixe seu comentário