BAGÉ WEATHER

Enquete

Leitores opinam sobre faixa 'entregue pelo povo'

Ricardo Stuckert/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Escolhidos representaram a diversidade brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Planalto, no domingo, junto de sua cadelinha Resistência e de cidadãos que representaram a diversidade do povo brasileiro. Lula estava de braços dados com o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó. Também foi acompanhado do menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, do professor Murilo de Quadros Jesus, da vigília Jucimara Fausto dos Santos, do influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, do metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e da catadora Aline Sousa.


Foram essas pessoas que passaram a faixa para o presidente. Foi das mãos de Aline que Lula recebeu a faixa e isso foi algo totalmente inédito. A imagem, inclusive, circulou o mundo: foi capa dos principais jornais. A reportagem questionou os leitores, nas redes sociais, sobre qual a opinião deles quanto a alternativa que o governo Lula encontrou para a ausência do ex-presidente Bolsonaro. Em duas horas, mais de 100 internautas opinaram sobre o momento histórico.


No Instagram do Folha, um usuário considerou tudo como um "belo circo"; outra leitora definiu como "palhaçada ". E também teve quem afirmou que o gesto foi "uma piada". "Foi uma vergonha alheia", definiu outro leitor. Por outro lado, uma internauta garantiu que o momento foi espetacular. "Gente do bem sempre homenageada como merece, representando tantos outros que há muito tempo não tinham voz nem vez", sustentou, ao garantir que, para ela, o ex-presidente não fez falta. Foi o que garantiu também outro usuário: "Ausência de Bolsonaro só ajudou". 


No Facebook do jornal, Bruno Camargo garantiu: "O Brasil tomou posse de si mesmo". Sérgio Figueiredo opinou: "Lula tem meu respeito. Subiu a rampa com orgulho, ao lado do povo brasileiro". Cristina Blotta destacou que foi algo lindo de se ver. "Outro momento lindo foi quando a bandeira gigante do Brasil voltou pra casa, a casa da democracia", acrescentou a leitora. Sandra Gonçalves disse que se sentiu representada. "Como brasileira, mulher, trabalhadora e apoiadora de Lula, me senti bem representada", enfatizou. "Foi uma atitude muito justa porque foi o povo que elegeu Lula. Ele agradeceu com o carinho e respeito dos quais todos nós somos merecedores", destacou Lisete Siqueira. 


Tatiane Fagundes argumentou que essa passagem de faixa foi "a coisa mais linda e emocionante que já vi". E acrescentou: "O povo sendo representado. Foi lindo!". Para Cleiton Pereira, não poderia ter sido melhor. "Super adequada essa ideia. Que bom que o ex-presidente não pode comparecer. Na minha opinião, poderia ser sempre assim", sustentou. Pâmela Silva concordou. "Acredito que deveria ser sempre assim. Afinal, somos nós que o elegemos. E por que não o povo fazer parte deste ato? O Brasil é de todos", argumentou. Alessandro Mattos também considerou a alternativa encontrada excelente. "Mais adequada e justa, considerando a maneira vil com a qual o antecessor abandonou o cargo (e custeado pelo povo)", disse. 


Muitos leitores no Facebook também criticaram a presença dos representantes do povo. "Não havia necessidade disso. Demagogia", disse um leitor. Outros criticaram a presença de apoiadores do atual presidente com as cores do partido dele, o PT. Destacaram que sentiram falta do verde e do amarelo. "Em que país estamos? Cadê o verde e o amarelo de nosso país?", questionou Humberto Acosta. "Que palhaçada!", definiu. A leitora Ivanir Feijó garantiu que achou certo Bolsonaro não entregar a faixa para Lula, já que isso não era obrigatório. Sobre a pergunta da enquete, outra leitora apenas definiu o momento como "puro teatro".

Proteção animal fala sobre cadelinha na posse Anterior

Proteção animal fala sobre cadelinha na posse

Novas regras do Pix a valer a partir desta segunda-feira Próximo

Novas regras do Pix a valer a partir desta segunda-feira

Deixe seu comentário