BAGÉ WEATHER

Colheita

Produtores de uva estão otimistas com a safra

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Colheita começa pela uva branca


Os três primeiros meses do ano, para quem trabalha com vitivinicultura, servem para que os produtores façam a colheita da uva. Este ano, devido a forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul, a produção deve ficar abaixo do esperado pelos produtores. De acordo com o sócio da Batalha Vinhas & Vinhos, Giovâni Peres, este ano a produção ficou aquém quando comparada a de 202. Isso devido a seca. "As bagas ficaram menores, porém com mais qualidade", afirma o empresário.

Peres disse que a uva Chardonnay (conhecida como rainha das uvas), já foi colhida e, nos meses de fevereiro e março, começam a colheita das variedades Merlot, Cabernet Franc e Tanat.

O administrador da Vinícola Peruzzo, Eder Peruzzo, relatou que a colheita vai começar apenas em março porque são "uvas do tarde" - são as variedades Marselan e Cabernet. O empresário relatou que, para a safra deste ano, a expectativa é colher 50% a mais do que o ano passado. Segundo ele, a vinícola deve colher, aproximadamente, 25 toneladas. Ao ser questionado sobre perdas na safra, Peruzzo falou que a empresa não está contabilizando quebras durante a colheita deste ano.

O deputado federal e produtor rural Afonso Hamm contou que entregou uma carga das variedades Chardonnay e Pinot Noir, que são consideradas uvas precoces e utilizadas na fabricação de vinhos e espumantes.

Hamm comentou que a safra 20/21 foi considerada "a safra das safras", e que esse ano irá se repetir por causa da estiagem. "O ano passado colhemos, aqui na propriedade, 100 toneladas. Este ano vamos colher 80 toneladas, uma redução de 20%. Embora a uva seja mais resistente a estiagem, ela precisa de o mínimo de chuva e as que têm caído nos últimos dias foram no limite", pontuou.

O produtor Vitor Nunes Filho, que tem uma vinícola em Hulha Negra, informou que já terminou de colher as uvas Chardonay e que no início do mês de março começa a colheita das uvas tintas. Filho disse que, este ano, a expectativa é de uma safra superior a do ano passado. "Felizmente, não teremos perdas. A estiagem não nos afetou. Conseguimos produzir uva de boa qualidade e um bom potencial de maturação", garantiu o produtor. 

Núcleo pede ajuda para manter atendimentos gratuitos Anterior

Núcleo pede ajuda para manter atendimentos gratuitos

Entidades se reorganizam diante da baixa nas doações Próximo

Entidades se reorganizam diante da baixa nas doações

Deixe seu comentário