BAGÉ WEATHER

Animais

PL quer obrigar denúncia de maus-tratos em condomínios

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei pelo qual a pessoa que tiver conhecimento de prática de maus-tratos a animais, ocorrida em imóvel privado ou áreas comuns de condomínios, deve comunicar o fato às autoridades competentes em até 24 horas. Tal proposta altera o Código Civil.


O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ao Projeto de Lei 4438/20, que sujeita o infrator às penalidades previstas para crimes contra a ordem urbana e o patrimônio cultural. O relator, deputado Delegado Pablo, observou que, apesar do avanço da norma jurídica penal sobre o tema, o número de casos de maus-tratos relacionados a animais domésticos é crescente. "É relativamente comum a manutenção de animais sem fornecimento de água e alimentos dentro de apartamentos e casas. Há casos em que animais são mantidos em condições inadequadas, sem higiene, espaço mínimo, ventilação ou até iluminação", argumentou o parlamentar.


Pela legislação atual, a prática de maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos sujeita o infrator a detenção, de três meses a um ano. No caso de animais domésticos, como cães e gatos, a prisão varia de dois a cinco anos. Vale mencionar que, como o projeto de lei tramita em caráter conclusivo e já foi aprovado pelas duas comissões temáticas, ele agora segue para o Senado, salvo recurso para votação no Plenário. As informações são da Agência Câmara de Notícias.


Para a presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, Patrícia Coradini, opinou sobre o tema. "Tem que ser assim mesmo, porque muitas coisas acontecem e as pessoas não querem se incomodar. Dizem: 'Ah, eu não quero te problemas'. Essa lei - tomara que seja aprovada - ela vem pra ajudar bastante nessa situação dos maus-tratos. É de extrema importância ", manifestou. Patrícia, infelizmente, quase diariamente compartilha em seu perfil no Instagram e também no Facebook resgates de animais de maus-tratos. Recentemente, ela afirmou que são inúmeras as denúncias. No final de setembro, um cão foi resgatado praticamente em coma e ainda assim preso em uma corrente. "Muita crueldade", desabafou Patrícia. 

Valor para construção do Centro de Perícias afugenta empresas Anterior

Valor para construção do Centro de Perícias afugenta empresas

Educação divulga datas de inscrições, matrículas e rematrículas Próximo

Educação divulga datas de inscrições, matrículas e rematrículas

Deixe seu comentário