BAGÉ WEATHER

Tradicionalismo

Para resgatar as tradições gaúchas

Rodrigo Sarasol/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Parte da estrutura do Parque do Gaúcho deve virar um núcleo temático

Com o passar do tempo, muitos dos costumes de antigamente acabam se perdendo. Seja pela chegada da tecnologia ou pela falta de interesse dos mais jovens, o fato é que parte da cultura acaba se perdendo. E com as tradições gaúchas não é diferente. Por isso, a coordenação de tradição e folclore, vinculada ao gabinete do vice-prefeito, trabalha para resgatar o tradicionalismo.

Diversas ações são planejadas pela coordenação. De acordo com a coordenadora, Faustina Campos, uma das atividades previstas é a transformação da área do Parque do Gaúcho onde estão as estruturas de lida campeira em um núcleo temático. A ideia é fechar a área e manter, ali, um museu do gaúcho e um chimarródromo, além de outras adequações. O projeto já foi cadastrado junto ao Ministério do Turismo e aguarda aprovação. "Não temos um prazo ainda por causa da pandemia, mas o projeto já está cadastrado", garantiu a coordenadora.

Mas o principal objetivo destacado por Faustina é o resgate das tradições gaúchas. "Nós queremos resgatar o gosto pelo tradicionalismo e trazer para dentro dos CTGs e outras entidades aquelas pessoas que não costumam frequentar esses lugares", afirmou. Por isso, são projetadas diversas atividades, como resgatar as antigas provas de rodeio, onde os peões tinham que equilibrar copos de água, realização de um festival de música, entre outros.

A primeira dessas atividades que deve acontecer será no dia 24 de abril, considerado o Dia do Chimarrão. Por causa da pandemia, a programação deverá acontecer de forma on-line. "Claro que todas essas ações são projetadas ao longo do ano, mas tudo vai depender de como vai estar a pandemia", esclareceu.

Eventos

Com a vigência da bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado, todas as festas campeiras precisaram ser canceladas. No ano passado, poucas semanas antes do dia 20 de setembro, o Estado havia liberado a realização dessas atividades. Contudo, o atual cenário da pandemia obrigou o cancelamento.

Faustina disse que enquanto a liberação estava valendo, o município chegou a realizar algumas atividades, seguindo as normas sanitárias. "Muitas famílias dependem disso. Desde o ferrador do cavalo, o frete, narrador, som e iluminação. As provas movimentam muitas famílias. Mas, claro, agora não é o momento para isso. Todos precisamos colaborar", acrescentou.

Casa nova

Agora, a coordenação de tradição e folclore está vinculada ao gabinete do vice-prefeito. Por isso, a sede da coordenação fica nas dependências do Parque do Gaúcho, que também terá a mesma vinculação. Por enquanto, as instalações ainda não estão prontas, assim como ainda não há uma linha telefônica disponível para a coordenação. Quem quiser entrar em contato pode ligar para o número (53) 9 9979 9845 e falar com a coordenadora. "Estamos abertos ao diálogo. Queremos ouvir as entidades", finalizou.


Celebrações da Semana Santa serão presenciais e virtual Anterior

Celebrações da Semana Santa serão presenciais e virtual

Rural Jovem arrecada alimentos em drive-thru neste sábado Próximo

Rural Jovem arrecada alimentos em drive-thru neste sábado

Deixe seu comentário