BAGÉ WEATHER

Projeção

Para o Turismo, 2022 deve ser o ano da retomada

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Enoturismo foi o roteiro mais procurado na Campanha

A pandemia de coronavírus atingiu diretamente vários setores econômicos brasileiro. Talvez um dos mais atingidos tenha sido o Turismo, já que durante muito tempo diversas viagens deixaram de serem feitas. Agora, com a retomada das atividades, a expectativa é de que o setor se recupere e tenha expansão no próximo ano. Isso é o que acredita a presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Peruzzo. A pedido da reportagem do jornal Folha do Sul ela avaliou o ano e projetou como deverá ser o próximo.

O setor foi duramente abalado pela pandemia de coronavírus. Viagens precisaram ser canceladas e diversos roteiros não receberam mais visitantes. O momento também serviu para reflexão e reorganização. Segundo Clori, esse período também serviu para definir novas estratégias para o setor na região. "Com a pandemia, a gente conseguiu se organizar. Mas tudo foi válido, as descobertas de novos lugares a serem visitados. A pandemia prejudicou muito no primeiro ano, mas deu para a gente se planejar, se organizar, conversar mais. Nos ajudou a conhecer mais a estrutura turística do município e da região", avaliou.

A retomada do Turismo na Campanha começou a partir do mês de agosto de 2021. A presidente da Apatur afirmou que o movimento surpreendeu o setor. "A partir do mês de agosto foi muitíssimo bom. Foi bem movimentado nessa retomada. A região recebeu muito mais turistas do que em outros anos nessa mesma época", definiu.

Um dos roteiros que ajudou a alavancar o Turismo na região foi o enoturismo, que envolve vinhos e gastronomia. De acordo com Clori, esse foi o grande propulsor do setor na Campanha. "O enoturismo nos surpreendeu positivamente. A rota que mais movimentou a região foi a rota dos vinhos. Também tivemos os roteiros de turismo rural e os caminhos do Forte de Santa Tecla", destacou. O roteiro dos vinhos foi lançado em setembro e conta com a participação de dez cidades, envolvendo diversas vinícolas. Um exemplo desse sucesso repentino aconteceu neste mês, quando a Rainha da Fronteira recebeu a visita de duas pesquisadoras da área que estão percorrendo diversas vinícolas do país para escrever um livro.

Para o próximo ano, a Associação está trabalhando na conclusão do roteiro dos olivais, que deve estar concluído até o final do primeiro semestre de 2022. Além disso, os roteiros já existentes devem ganhar ainda mais força com a maior circulação de turistas.

Sobre isso, a expectativa da Apatur é bem alta. E tem motivos. Clori contou que já há turistas agendando roteiros na Campanha para o próximo ano. "Já temos agendamentos para a região até setembro do próximo ano. Já temos gente procurando reservar os seus espaços de viagem", comemorou.

Com isso, a expectativa é de que o setor fique ainda mais forte na região, se recuperando totalmente do momento de retração e abrindo postas para a Campanha como um dos lugares na preferência dos turistas. "Melhorar ainda mais com o final da pandemia, que se Deus quiser em 2022 vai terminar isso e a gente vai poder viajar livremente. E que mais turistas venham para a nossa região",

Divaldo: Bagé era uma administração que estava ligada em aparelhos da UTI' Anterior

Divaldo: Bagé era uma administração que estava ligada em aparelhos da UTI'

Ano deve ser de renovação, segundo Umbanda Próximo

Ano deve ser de renovação, segundo Umbanda

Deixe seu comentário