BAGÉ WEATHER

Fé para 2022

Ano deve ser de renovação, segundo Umbanda

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ibejis e Iemanjá devem reger o ano

Um novo ano se aproxima e muitos já começam a buscar respostas sobre este próximo período. Tradicionalmente, a Umbanda possui orixás que regem o ano, dando um caminho de como deverá ser o período. A reportagem do jornal Folha do Sul ouviu Veraldo de Souza, que é sacerdote de umbanda e babalorixá do rito Nagô para saber o que os orixás podem ajudar em 2022.

Em primeiro lugar, Souza esclareceu que cada ritual da Umbanda tem os seus orixás. Para o rito Nagô, o novo ano será regido por Ibejis - representados por São Cosme e Damião, para os católicos -, e Iemanjá. "É um ano bom. Ano par procria", afirmou.

Cada orixá indica alguma particularidade para o ano. Confirme o sacerdote, os Ibejis indicam que será um ano de proteção às crianças. Já Iemanjá aponta para a renovação. Sobre as cores, Iemanjá traz o azul e os Ibejis rosa ou azul para as crianças.

Indicações

Para iniciar o novo período, o sacerdote elencou algumas coisas que podem ser feitas. Souza indicou que as pessoas devem limpar a casa, sempre de dentro para fora e dos fundos para a parte da frente. Isso deve ser feito com um pano e água. "E usar depois água limpa com um pouco de azul. Pode ser com anil, que é usado para clarear roupas brancas e é vendido até no supermercado. Isso é para atrair coisas boas", detalhou. O pano utilizado deve ser virgem e a pessoa pode usar todo. "Não precisa ajoelhar no chão para fazer isso", esclareceu.

O babalorixá também indicou a quina de incensos que atraiam prosperidade. Entre eles estão os de cravo, canela e louro. "Alguma coisa doce para trazer prosperidade para dentro da casa", indicou


Para o Turismo, 2022 deve ser o ano da retomada Anterior

Para o Turismo, 2022 deve ser o ano da retomada

Último dia de inscrições para cargos do Censo 2022 Próximo

Último dia de inscrições para cargos do Censo 2022

Deixe seu comentário