BAGÉ WEATHER

Mudança

Outono começa com prognóstico de retorno das chuvas

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Após um verão de altas temperaturas e pouquíssimas chuvas, começou o outono. Isso às 18h25min dessa segunda-feira (e vai até o dia 21 de junho, às 11h58min). De acordo com os prognósticos, a estação será de normalidade, com diminuição gradativa da temperatura e retorno das precipitações regulares ao Rio Grande do Sul.

Conforme o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Flávio Varone, "o fim do evento La Niña e a consequente condição de neutralidade na atmosfera garantirão ao trimestre abril-maio-junho a normalidade da chuva em todo Estado". As projeções climáticas indicam regularidade na distribuição da precipitação ao longo dos próximos meses, o que representa volumes próximos ou superiores ao esperado em todas as regiões.

Segundo Varone, as temperaturas também terão um comportamento dentro da normalidade, onde o ingresso de massas de ar frio vai provocar a diminuição gradativa das temperaturas nos próximos meses, especialmente a partir de maio, o que proporcionará a ocorrência de fenômenos típicos da estação, como nevoeiros e geadas.

Primeiros dias

Nesta terça-feira, o ar quente predomina, com tempo firme e temperaturas acima de 35°C na maior parte do Estado. Porém, a aproximação de uma nova frente fria provoca pancadas de chuva e trovoadas na Campanha, com possibilidade de temporais isolados. O deslocamento da frente fria provoca chuva em todo o Estado na quarta, com risco de tempestades isoladas.

Os volumes de chuva previstos devem oscilar entre 15 milímetros e 30 milímetros na maioria das regiões do Estado. Na Campanha e em outras zonas do Estado, como Sul, Vale do Uruguai e Fronteira Oeste, podem ter totais mais elevados, que devem oscilar entre 30 milímetros e 50 milímetros, podendo superar 60 milímetros em algumas localidades.


Como será cada mês

Chuva:

Abril - Chuva próxima da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores ao normal nos setores Norte e Noroeste.

Maio - Previsão de chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores acima da média na faixa Leste e Zona Sul.

Junho - Chuva próxima da média em todo Estado. No Vale do Uruguai, Missões, Zona Sul e Litoral a tendência é de chuva acima da média na maioria das localidades.


Temperatura máxima:

Abril - Valores abaixo da normalidade em todo Estado.

Maio - Próxima da média em todas as regiões.

Junho - Dentro do padrão normal na maior parte do Estado, com valores ligeiramente mais elevados no Litoral.


Temperatura mínima:

Abril - Valores próximos da normalidade na Metade Leste e inferiores à média histórica nas demais regiões.

Maio - Abaixo da média histórica na maior parte do Estado, com valores próximos da normalidade no setor Leste e Litoral.

Junho - Acima da normal em praticamente todas as regiões.

Do banho na sanga ao índio Cobra Coral Anterior

Do banho na sanga ao índio Cobra Coral

Flores perfeitas para cultivar em casa no outono Próximo

Flores perfeitas para cultivar em casa no outono

Deixe seu comentário