BAGÉ WEATHER

Educação

Orquestra Rubens Veiga terá projeto nas escolas

Divulgação/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Instrumentos foram adquiridos para que jovens tenham contato com a música

Oportunizar a cultura para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Esse é apenas um dos objetivos de um projeto que será colocado em prática em breve. Organizado pela Orquestra de Metais Rubens Veiga, a iniciativa vai contemplar alunos das redes estadual e municipal a partir do próximo mês.

O grupo foi selecionado para desenvolver o projeto "Orquestra de Metais Rubens Veiga - a renovação por meio do fazer social". O objetivo é ofertar aulas de música para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que sejam oriundos da zona Norte da cidade. Para isso eles adquiriram quatro flautas transversais, três trompetes, quatro clarinetes, três trombones, quatro saxofones, uma tuba, um bombardino, estantes de partituras, métodos e todo o material necessário para a parte física do projeto.

Já o segundo passo foi buscar um local adequado para que as aulas pudessem acontecer. "A gente teve um pouco de dificuldade em conseguir um local que fosse seguro para deixar esse patrimônio todo, que não tivesse riscos", contou Jéferson Ramires, músico da Orquestra. Assim, após essa busca, surgiu a parceria com a escola estadual Félix Contreiras Rodrigues. O músico contou que a direção do colégio gostou do projeto e disponibilizou um espaço para as aulas de música. Em troca, uma porcentagem das vagas do projeto foram destinadas para alunos da própria escola e outra parte para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Arideu Monteiro. "As escolas estão situadas na zona Norte da cidade, então entra justamente no objetivo do projeto", lembrou o músico.

O projeto terá início no próximo mês e contará com 30 alunos que foram selecionados para participar. Eles terão aulas de música nas tardes de sexta-feira e aos sábados nos turnos manhã e tarde. A aula inaugural acontece no próximo dia 6 de maio, uma sexta-feira. Esse encontro vai servir para que os integrantes da Orquestra apresentem o projeto para os alunos e seus respectivos responsáveis, explicando como tudo vai funcionar.

Jéferson, inclusive, será um dos professores que dará aulas. Ele será o responsável pelos instrumentos da família das madeiras. Lucas Barres, que já foi diretor do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), será o professor da família dos metais. E Roque Laner dará as aulas de percussão. A proponente do projeto foi Hélen Jandrey. "Esses professores vão se dedicar ao projeto de forma voluntária. Ninguém está recebendo nada para participar", destacou Jéferson, destacando que todos são músicos da Orquestra.

O grupo também busca a aprovação em leis de incentivo para que possam captar recursos através de parcerias com empresas locais.

Carnaval

Como a Orquestra de Metais Rubens Veiga nasceu do Carnaval, a festividade não poderia deixar de ser contemplada. A ideia das aulas de música também é despertar o gosto dos mais jovens pela festa popular brasileira. "Assim que esses jovens estiverem praticando os instrumentos, eles farão parte da Orquestra como músicos e farão parte do Carnaval", contou o responsável.


Movimento por atualização de repasses da saúde tem apoio da Santa Casa Anterior

Movimento por atualização de repasses da saúde tem apoio da Santa Casa

Tempo seco Próximo

Tempo seco

Deixe seu comentário