BAGÉ WEATHER

Clima

O amanhecer congelante da Campanha

Helenito Franco/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Distrito de Palmas, em Bagé, também foi pintado de branco

Depois de alguns dias de temperatura amena na Rainha da Fronteira, o amanhecer voltou a ficar congelante na região. Inclusive, a terça-feira foi assim em todo o Rio Grande do Sul e até mesmo em outros estados do país.

De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, a mínima registrada em Bagé foi de apenas -1º C nas primeiras horas do dia. Nas demais cidades da região a temperatura também ficou negativa. Assim, muitos leitores do jornal Folha do Sul acordaram cedo para registrar a geada que cobriu de branco os campos da Campanha, proporcionando belas imagens reproduzidas nesta página.

Mesmo assim, Bagé não foi a cidade mais fria do Rio Grande do Sul no dia de ontem. Vacaria levou o título de cidade mais fria, com apenas -6º C, de acordo com a medição da Sigma Meteorologia. Pinheiro Machado ficou com a segunda posição, com apenas -5,4º C, ficando à frente de São José dos Ausentes, com -5º C.

Mas Santa Catarina estava ainda mais congelante. Em Bom Jardim da Serra foram registrados somente -9,8º C ao amanhecer. Até mesmo outras regiões do Brasil sofreram com o frio. Em São Paulo, na zona sul da capital, região de Parelheiros, os campos amanheceram cobertos de geada. O frio também se espalhou por outros estados, como Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.

De acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Somar Meteorologia, em entrevista concedida para GaúchaZH, a atuação de uma massa de ar de origem polar, fria e seca, é a responsável por manter o Rio Grande do Sul gelado, mas com tempo firme, porém esse cenário deve mudar ao longo da semana. "O pico do frio é nesta terça (ontem). No restante dos dias, ele vai continuar, mas já perdendo força, porque essa massa de ar polar será deslocada em direção ao oceano. No final de semana, volta a esquentar. No sábado, Porto Alegre registrará 35°C. Em função da chegada de ventos quentes vindos da região central do Brasil, que elevarão as temperaturas e deixarão o tempo firme", explicou ao jornal.

Portanto Bagé deve ver os termômetros subirem gradualmente ao longo dos próximos dias. Conforme o Climatempo, para hoje, a previsão é de apenas 1º C ao amanhecer e máxima de 17º C, dois graus a mais do que ontem. Na quinta-feira a temperatura aumenta novamente, com mínima de 4º C e máxima de 18º C. Na sexta-feira os termômetros ultrapassam a casa dos 20º C. A previsão aponta que a mínima será de 8º C e a máxima de 23º C. No sábado a máxima terá um grau a mais que o dia anterior e a mínima será de 12º C.

A partir do domingo há possibilidade de chuva na cidade. O Climatempo prevê oito milímetros de precipitação a qualquer hora do dia. No domingo os termômetros ficam entre os 14º C e os 22º C. Na segunda-feira o dia deve ficar instável, com apenas um milímetro de precipitação. A mínima e a máxima variam entre 9º C e 19º C. A partir de terça-feira o tempo volta a ficar firme e a temperatura baixa novamente, chegando a apenas 12º C de máxima.


Julgamentos em Bagé devem retornar na primavera Anterior

Julgamentos em Bagé devem retornar na primavera

Entidades ligadas ao comércio avaliam novo piso regional Próximo

Entidades ligadas ao comércio avaliam novo piso regional

Deixe seu comentário