BAGÉ WEATHER

Último trimestre

Número de vagas temporárias deve ser superior ao ano passado

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Com a proximidade do último trimestre do ano, período em que o comércio, principalmente o varejista, e o setor de serviços disponibilizam mais postos de trabalho, a reportagem questionou ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé, Ricardo Souza, qual a expectativa em relação a isso: se a tendência é que o número de "temporários" seja superior aos dois últimos anos de pandemia. 


"Acreditamos que deva ser superior. Primeiro, pela movimentação maior de consumidores, porque vai ser o primeiro Natal livre de qualquer protocolo. Então, isso vai dar uma movimentação bem maior de consumidores e isso se reflete em vendas", destacou. "Para que exista um bom atendimento, a contratação de mão de obra temporária se faz necessária nessa época ", completou.


O mercado, lembrou, está voltando a ficar aquecido. "Estamos começando a ter uma estabilidade nos preços e uma redução na nossa inflação e isso, logicamente, cria um maior poder de compra do nosso consumidor. E isso facilita uma movimentação maior da nossa economia, o que reflete em geração de emprego", argumentou. "Estamos com boas perspectivas para esse último trimestre. Estamos também esperando muito deste Natal, que seja um Natal de boas vendas, com a movimentação normal do nosso consumidor já a partir de novembro", completou.


Essa perspectiva positiva, elucidou, é tanto em relação a vendas como quanto a postos de trabalho. "Nós vamos ter vários postos de trabalho sendo colocados à disposição da balsa comunidade e o interessante é que, pela retomada do crescimento, muitas dessas vagas temporárias poderão se tornar vagas definitivas", ressalvou.


Vale mencionar que, de acordo com levantamento realizado em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, aproximadamente 95 mil vagas serão abertas no país até dezembro.


Entre os empresários que pretendem contratar funcionários, 77% afirmaram querer suprir a demanda que normalmente aumenta nesse período. A pesquisa apontou, ainda, que 87% dos empresários não fizeram demissões nos últimos três meses, isto é 10 pontos percentuais acima do registrado em 2021. De acordo com o levantamento, 69% dos entrevistados afirmam que pretendem manter o número de funcionários para o segundo semestre, enquanto 16% pretendem aumentar o quadro de colaboradores. Também consta que 26% dos empresários afirmam que já contrataram ou pretendem contratar funcionários para o final de ano.


Considerando os empresários que já contrataram ou irão contratar funcionários para o fim do ano, a pesquisa mostra que pouco mais da metade (55%) pretende contratar mão de obra temporária e 32% pretendem fazer contratações por tempo indeterminado. Entre as empresas que farão contratações temporárias, 78% farão contratações neste formato com duração de até 3 meses. A média de funcionários contratados temporariamente será de 1,5.

Dia das Crianças teve incremento de até 7% nas vendas Anterior

Dia das Crianças teve incremento de até 7% nas vendas

Santa Thereza receberá mostra de curtas de animação Próximo

Santa Thereza receberá mostra de curtas de animação

Deixe seu comentário