BAGÉ WEATHER

Alerta

Novo ciclone deve atingir Bagé nesta quarta

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Previsão é de 50 milímetros de chuva no município

A semana começou com mudanças no tempo no Estado gaúcho. De acordo com o Climatempo, ontem, a atuação de uma frente fria que, mesmo se deslocando mais para o oceano, contribuiu para a formação de instabilidades, especialmente no sul e sudeste do Rio Grande do Sul, onde há potencial maior para temporais.

 
Nesta terça-feira, a frente fria já se afasta mais para o oceano, mas a atuação de um cavado no Estado do Rio Grande do Sul vai deixar o tempo bem instável por todo o centro-sul gaúcho. O Climatempo alerta que a chuva mais forte vai se concentrar mais ao sul e há previsão de acumulados de 50 milímetros em Bagé e 60 milímetros em Rio Grande e Pelotas, neste dia.

 
Este cavado, que se forma na terça-feira, dá origem, na quarta-feira (26) a um novo ciclone. Na quarta, o ciclone atua bem próximo à costa da Região Sul - entre o Uruguai e o sul gaúcho, trazendo chuva mais forte para o Rio Grande do Sul, mas aumentando também as condições de chuva em Santa Catarina e no Paraná, devido à toda a circulação dos ventos.
Na quinta (27) e sexta (28), com afastamento do ciclone para o mar e o avanço da frente fria, o Rio Grande do Sul volta a ficar com tempo mais estável. Nesses dias, a chuva ganha mais intensidade no litoral do Paraná e de Santa Catarina, onde o tempo fica mais fechado com chuva moderada ao longo do dia, mas não há previsão de acumulados excepcionais.


De acordo com o Climatempo, este ciclone não deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do Brasil, mas há previsão de rajadas variando de 40 a 60km/h sobre a maior parte do Rio Grande do Sul nestes próximos dias, em especial, entre a quarta e a quinta-feira.

 

Frio ganha força
Com o afastamento da frente fria e a entrada do ar polar, as temperaturas voltam a despencar no Estado gaúcho. Na quinta-feira, o dia começa bem gelado e com potencial para geada no oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul; na sexta, área de geada se expande um pouco mais, sobre parte da região central. Devido ao excesso de nuvens, umidade e o tempo mais fechado, a semana também termina mais fria em Florianópolis e Curitiba, no Paraná.

 

Equipes de plantão
O secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso, Graziane Lara, disse que as equipes da pasta sempre estão em prontidão para poder ajudar famílias se for preciso. “Nossa equipe está de plantão com lonas e suporte para as famílias, tomara que não seja preciso”, afirmou.
Além disso, segundo Graziane, está encaminhado com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Rafael Fuca, em caso de necessidade, o uso do Ginásio Presidente Médici (Militão).

 
O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Augusto Lara, informou que, a exemplo do que ocorreu na última tempestade provocada por um ciclone, as equipes estarão de plantão, com uma única missão, que é a de socorrer quem precisar. Segundo ele, o foco são os pontos mais críticos da cidade, onde existe probabilidade de alagamento.

 
De acordo com Augusto, os coordenadores da secretaria percorrem a cidade para mapear os locais mais críticos. Ele enfatizou que o trabalho é realizado em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Rural, que emprestou máquinas e servidores no socorro às pessoas e à Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso, com o objetivo de dar uma resposta mais rápida.

 
Augusto comentou que, depois do ciclone, foi feito um plano emergencial de trabalho, onde quatro patrolas estão localizadas cada uma em um ponto da cidade, atuando nas vias de acessos e nas ruas onde passam os ônibus.

Prefeitura de Aceguá recebe R$ 187 mil após venda da Corsan Anterior

Prefeitura de Aceguá recebe R$ 187 mil após venda da Corsan

Cerimônia marca denominação da Pinacoteca Norma Vasconcellos Próximo

Cerimônia marca denominação da Pinacoteca Norma Vasconcellos

Deixe seu comentário