BAGÉ WEATHER

Turismo

Nordeste e Argentina são os mais procurados pelos bageenses

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Argentina é opção pela desvalorização do peso

A expectativa era de que o ano de 2022 fosse de retomada para o turismo. E, de fato, o avanço da vacinação contra a covid-19 tem como consequência o aumento na procura viagens. De acordo com a guia de turismo e agente de viagens Cíntya Mendonça, porém, isso ainda está muito no começo. Acontece que o aumento de casos de coronavírus decorrente da cepa Ômicron preocupa o setor. "O turismo recém está se recuperando. A recuperação do turismo, em função da pandemia, vai ser muito lenta, vai ser de altos e baixos", comentou a profissional.

Ela explicou que, quando o interesse começa a aumentar, sobe o número de casos. "E aí o turismo cai novamente em função da pandemia, em função desses altos e baixos no número de casos. Principalmente as pessoas de mais idade ficam com bastante receito", contextualizou. "A procura pelas praias não foi o esperado, pelo menos para mim", mencionou, ao destacar que houve viagem para Torres com uma boa procura e para Balneário Camboriú. Uma novidade é o interesse crescente, neste momento, por Buenos Aires e por Montevidéu. Isso pela abertura das fronteiras.

"São roteiros bem procurados em função do peso argentino estar muito desvalorizado perante o real", elucidou, ainda, sobre este que pode ser um fator determinante na hora de escolher uma viagem. "Está bom para o brasileiro ir para a Argentina. As coisas não tão muito caras. Então,acaba se tornando atrativa a viagem para lá. As agências estão trabalhando bastante, lançando roteiros para Buenos Aires, Montevidéu e Colônia também, mas mais para Buenos Aires, porque a Argentina está mais cotada que o Uruguai neste recomeço", sustentou.

A profissional admitiu que houve uma baixa na procura pelas praias agora neste início de fevereiro em comparação a janeiro. E ela diz acreditar que isso se deve ao avanço da Ômicron. Porém, comentou que há um aumento na busca pelas praias para o final do mês, mais especificamente para o período do carnaval. Parques aquáticos também estão entre as preferências para o período. Já a empresária e agente de viagens Gabriela Schneider da Silva afirmou que a procura está bem grande.

"O pessoal começou a procurar de novo muitas viagens e, hoje em dia, o que está sendo mais buscado é o Nordeste. Eu tenho vendido bastante Rio de Janeiro, mas Nordeste continua em alta", revelou. A profissional também comentou que muitos preferem começar a voltar viajar para destinos aqui mesmo no Sul. E entre os destinos preferidos deste perfil de turista está Gramado e parques aquático como o Acqua Lokos, Gramado. Para o carnaval, contudo, a maior procura é mesmo para o Nordeste do país e suas praias paradisíacas.

Conforme Gabriela também há o perfil de turista que se antecipa em busca dos melhores preços e já busca opções para viajar no final do ano. "Agora, claro, mais em cima da hora, é mais difícil de pegar um preço bom, mas programando com certa antecedência, a gente consegue preços muito bons. Tem os bem adiantados que já procuram, inclusive, para o final de ano, ou até para o ano que vem", comentou.

Inclusive, na agência, é possível fazer uma espécie de poupança. "Como se fosse uma poupança, que daí a pessoa vai depositando mês a mês e aí quando chega uma data que a pessoa queira comprar ou uma viagem, faz a compra com aquele dinheiro da poupança", elucidou. Sobre a busca por destinos internacionais, ela admitiu que é bem esporádico e que a procura não está tão alta também devido ao dólar. "Só vai quem realmente precisa ir em algum evento ou alguma coisa programada fora do Brasil", pontuou.

Pandemia encolhe estrutura e gera desemprego em restaurantes Anterior

Pandemia encolhe estrutura e gera desemprego em restaurantes

Mais de três milhões estão com vacinação em atraso Próximo

Mais de três milhões estão com vacinação em atraso

Deixe seu comentário