BAGÉ WEATHER

Solidariedade

Mobilização é por doações para ajudar atingidos pela chuva

Ricardo Giusti/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Municípios estão sem diversos itens básicos

A situação em algumas regiões do Rio Grande do Sul é devastadora. As regiões Centro e Norte do Estado foram as mais atingidas, com inúmeros desabrigados e registros de morte. Diversos órgãos estão mobilizados na arrecadação de doações para essas famílias. 


A cada boletim divulgado pelo governo do Estado o número de atingidos e mortos aumentam. Equipes de saúde e segurança estão mobilizadas no resgate às vítimas, muitas vezes isoladas em áreas de difícil acesso. Alguns rios que cortam o Norte e o Centro do Rio Grande do Sul subiram de nível rapidamente, provocando enchentes. As enxurradas invadiram as residências, fazem com que moradores saíssem às pressas. Grande parte perdeu todos os pertences. 


Para amenizar a situação dessas pessoas, diversos órgãos estão arrecadando doações. Elas serão encaminhadas para as regiões atingidas. Mesmo longe do foco das enchentes, a população bageense também pode colaborar. 

  

Bombeiros 

O Corpo de Bombeiros está mobilizado em todo o Estado para auxiliar as famílias atingidas. Em Bagé, estão sendo arrecadados roupas e alimentos. De acordo com as informações obtidas pela reportagem do jornal Folha do Sul, os donativos devem ser deixados na sede do quartel do Corpo de Bombeiros, que fica na avenida Barão do Triunfo, 561. 

  

Smasi 

Quem também recebe as doações em Bagé é a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi). Os donativos devem ser entregues diretamente na pasta, das 8h às 14h. 


No entanto, o foco das arrecadações da Smasi são os atingidos pelo temporal de granizo registrado na cidade em agosto. Conforme o titular da Secretaria, Graziane Lara, foram mais de 100 famílias atingidas na ocasião. “Mas nada impede que quem quiser doar para outras cidades deixem (as doações) na Secretaria também, que iremos destinar”, destacou. 

  

Sesc 

Visando contribuir com doações para as pessoas afetadas pelos desastres naturais nos Vales do Taquari e Rio Pardo, as unidades do Sesc/RS de todo o estado serão pontos de coletas para doações e todos os materiais arrecadados serão redirecionados para os desalojados. A indicação é procurar a unidade do Sesc mais próxima. Em Bagé, a sede fica na rua Barão do Triunfo, 1280. O telefone para contato é o (53) 32427600. 

  

Segurança e demais entidades

Os órgãos de segurança estaduais também estão engajados na busca por donativos. Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Luís Eduardo Benites, as doações podem ser feitas em qualquer uma das delegacias localizadas em Bagé. Isso nos turnos da manhã e tarde. Já a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) está disponível 24 horas. 


Além da Polícia Civil, a Brigada Militar e as agências do Banrisul também estão recebendo doações. 


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 3 dispõe de sua conta para receber doações em favor dos desabrigados. As doações podem ser feitas via Pix pela chave 33685686001041 (CNPJ). Também é possível deixar donativos nas paróquias da cidade ou na Ação Social Diocesana de Bagé. 


A OAB Subseção Bagé também está recebendo doações. Neste caso, é possível entregar os itens na rua Caetano Gonçalves, 1011, ou ligar e solicitar a busca através do número (53) 32429200. 

  

Defesa Civil 

A reportagem do jornal Folha do Sul tentou contato com o coordenador da Defesa Civil em Bagé, Éverton Kaupe. Entretanto, ele não atendeu as ligações. 

 


Desfile de Sete de Setembro está cancelado Anterior

Desfile de Sete de Setembro está cancelado

Saúde irá até as escolas vacinar contra  meningite e HPV Próximo

Saúde irá até as escolas vacinar contra meningite e HPV

Deixe seu comentário