BAGÉ WEATHER

Blocos intertravados

Mobilização é para o calçamento de 65 quadras

Tamile Padilha/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Custo do material é 10% a 20% do valor do asfalto

O Executivo adquiriu 65 mil metros quadrados de blocos intertravados. Tal material vai possibilitar a conclusão de cerca de 65 quadras de ruas não pavimentadas. O calçamento com esse tipo de material representa economia para o município. Ocorre que o custo dos blocos é de 10% a 20% do valor do asfalto, por exemplo, como elucidou o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Everton Kaupe, que ainda garantiu que tal opção é de muita qualidade. O trabalho de calçamento já é realizado: na rua José Bonifácio, próximo ao Caminho da Luz, já avançou 70%; também há equipes na Expedicionário Arlindo Nogueira, no bairro São Judas, onde o trabalho já avançou 25%; e na rua 302, no bairro Passo das Pedras, ponto cerca de 25% do calçamento foi feito.


O cronograma ainda prevê o calçamento das ruas Vinte e um de junho, Floriano Bittencourt, Ramão Ferreira e Cândido Gaffrée, do bairro Tiaraju. A expectativa, conforme o titular da pasta, é finalizar duas quadras por mês. Isso representa cerca de 200 metros de calçamento. "É um objetivo que dá para alcançar. Vamos seguir calçando o nosso município", enfatizou. Kaupe elucidou que os blocos intertravados, apesar de ser um material de muita qualidade, não podem ser utilizadas onde há fluxo de veículos muito pesados. Nestes casos, a melhor opção é mesmo o asfalto. Mas naquelas ruas onde o tráfego não é tão intenso, são ótimas alternativas para o calçamento.


Em síntese, ele explicou que a orientação é calçar com esse tipo de material aquelas ruas onde há terra e colocar asfalto naquelas vias onde há pedra. Vale reiterar que o material adquirido pelo executivo serve para o calçamento de, em média, 65 quadras e a secretaria de Infraestrutura ainda não definiu 100% das vias onde será feito tal calçamento. Neste momento, as equipes da pasta ainda estão realizando um mapeamento na cidade. Inclusive, uma nova remessa de blocos deve chegar nesses dias, mas há cerca de 16 mil metros quadrados em estoque para a conclusão dessas primeiras vias onde a mobilização já ocorre. 


O secretário enfatizou que calçamento é garantia de maior qualidade para a mobilidade urbana e que isso representa o futuro. Por fim, ele comentou que, nos últimos anos, foram mais de 50 quilômetros de vias que receberam calçamento. Também vale comentar uma informação repassada pelo secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos de Bagé, Ronaldo Hoesel: ele comentou que o Executivo recebe asfalto para a pavimentação de mais um trecho do bairro Dois Irmãos - é o começo da última parte do trabalho de pavimentação naquele bairro.

Projeto vai selecionar jovens para capacitação em lã Anterior

Projeto vai selecionar jovens para capacitação em lã

Caso confirmado de raiva acende alerta para prevenção Próximo

Caso confirmado de raiva acende alerta para prevenção

Deixe seu comentário