BAGÉ WEATHER

Pandemia

Médicos opinam sobre flexibilização do uso da máscara

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Acessório é o meio mais eficaz para evitar contaminação

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que as pessoas do mundo inteiro usassem a máscara para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Com as novas flexibilizações e o avanço da vacina contra o vírus, aos poucos, a pandemia começa a ser controlada e, em alguns países europeus, já foi flexibilizado o uso do acessório.

No Brasil, a máscara é de uso obrigatório. Em Bagé, o que mais se vê nas ruas e, principalmente nos finais de semana, são pessoas sem máscara e muita aglomeração, principalmente em espaços públicos.

O governo Federal estuda a possibilidade de desobrigar o uso da máscara. A reportagem tentou contato com alguns médicos, e apenas dois responderam sobre a possível decisão de flexibilizar o uso da máscara.

O médico cardiologista Rafael Alcalde disse que, como os números de casos da covid-19 estão caindo, não vê a necessidade do uso da máscara. "O que tem que acontecer são as pessoas terem consciência de que, quando estiverem com algum sintoma viral, usem a máscara. Claro que ainda temos que nos cuidar, por exemplo, nos restaurantes é necessário que os garçons sigam usando", defendeu.

Além disso, o médico disse que não vê necessidade de crianças usarem máscara na escola.

A médica pneumologista Flávia Marzolla disse que é preciso bom senso: "Nem tanto ao céu nem tanto a terra", porque, segundo ela, a máscara é importante para espaços pequenos, sem boa ventilação, e que as pessoas fiquem em uma distância de dois metros. "Na verdade, a máscara é importante para onde temos aglomerações. Mas o que vimos que aconteceu era o maior absurdo, como, no ano passado, as pessoas na praia sendo multadas porque estavam sem máscara. Isso não tem objetivo nenhum. Acredito que está se chegando a uma normalidade maior", observou.

Para abolir a máscara, a médica argumenta que é preciso que se tenha uma taxa de transmissão bem menor e, por outro lado, lembrou que os profissionais da Saúde vão ter que usar máscaras por mais tempo. E alertou que a pessoa com sintomas tem sim que usar a máscara.


Feriado de Aparecida altera serviços na Rainha da Fronteira Anterior

Feriado de Aparecida altera serviços na Rainha da Fronteira

Bagé tem duas crianças internadas com covid-19 Próximo

Bagé tem duas crianças internadas com covid-19

Deixe seu comentário