BAGÉ WEATHER

Clima

Médico orienta que as pessoas evitem aglomerações

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Baixas temperaturas afetam crianças e idosos

Tem dias que a região está vivendo as quatro estações em um só. São mudanças bruscas de temperatura e, sobretudo, muita umidade. O clima afeta a saúde e os mais suscetíveis são crianças e idosos. Com 39 anos atuando como médico, o clínico geral Ronaldo Carvalho explicou que o clima dos últimos dias, em Bagé faz com que as pessoas tenham uma diminuição da defesa em relação aos germes, vírus e bactérias. Segundo ele, isso é provocado pelo confinamento, porque as pessoas ficam em locais com pouca ventilação.

O médico ressaltou que as crianças que estão nas escolas são "um veículo" de transmissão porque pegam o vírus na instituição de ensino e levam para dentro de casa. "Nesse período do ano, temos consideravelmente um aumento nas doenças respiratórias em idosos e crianças que, nessa época, são os mais atingidos", mencionou.

Carvalho disse que, em razão da umidade e do frio, a maioria das pessoas tem problemas de rinite, sinusite asma e amidalite, e que o resfriado ou a gripe permitem que bactérias entrem no organismo.

O geriatra e clínico geral Ivan Paulo de Lima relatou que os que mais sobrem com o clima severo são os que têm problemas respiratórios. Lima disse que o maior problema são as aglomerações, porque, destacou ele, os vírus são transmitidos de forma oral.

Oscilação na temperatura

Outro problema apontado pelo médico é o fato de que, quando a temperatura sobe, as pessoas usam pouca roupa. "Mas assim como a temperatura subiu, ela pode cair de forma muito rápida e, por isso, é necessário que as pessoas sempre carreguem um agasalho, porque o choque térmico faz com que pessoas tenham crise de asma e bronquite", alertou.

O profissional acrescentou que, para quem tem a imunidade baixa, as condições climáticas são uma porta de entrada. O médico recomenda que, nesse período, o ideal é evitar aglomerações, usar máscara para evitar transmissão de vírus, ficar em locais bem ventilados e estar bem abrigado.


Primeiro casamento comunitário completa 20 anos Anterior

Primeiro casamento comunitário completa 20 anos

Ato marca abertura da Semana de Aniversário de Bagé Próximo

Ato marca abertura da Semana de Aniversário de Bagé

Deixe seu comentário